GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com

Cabral: profissionais da Segurança responderam com responsabilidade à tentativa de greve

O governador Sérgio Cabral afirmou nesta sexta-feira (10/2), durante inauguração da Escola Técnica Estadual de Bacaxá, em Saquarema, que os profissionais da Segurança do Rio de Janeiro responderam com responsabilidade à tentativa de greve de parte dos policiais civis e policiais e bombeiros militares. Para Cabral, a corporação demonstrou compromisso com o cidadão do estado e reconhecimento aos ganhos que obtiveram.

- Estamos preparados e temos uma responsabilidade com a população. Portanto, nenhum plano b ou c será utilizado, pois o plano a, que é o da ordem pública garantida do ir e vir, está sendo feito. A presença da segurança está funcionando muito bem. Nós temos 92 cidades e temos que garantir a lei e a ordem nestes locais, atendendo a 16 milhões de habitantes e aos milhares de visitantes que estão no momento no Estado – disse o governador.

O governador lembrou que este reajuste para Segurança e Defesa Civil é o maior ganho real da história do Estado para as categorias. Cabral disse que o servidor público tem a consciência do que o Governo do Estado já fez e do que acabou de aprovar em benefício das duas áreas.

- A esmagadora maioria dos servidores públicos militares e da Polícia Civil tem consciência disto. Eles sabem como assumimos o Estado, em janeiro de 2007, quando eles recebiam o seu salário no meio do mês seguinte, após as contas pessoais estarem vencidas, quando muitas vezes o 13º salário era pago no ano seguinte. Eu fico imaginando se aqueles que me antecederam tivessem feito o mesmo que nós fizemos neste período. Certamente, o padrão do salário da corporação seria o maior da América Latina – afirmou Cabral.

O governador esclareceu que os secretários de Segurança e de Defesa Civil, bem como o comandante da Polícia Militar e a chefe da Polícia Civil, sempre estiveram abertos ao diálogo e ouvindo propostas. De acordo com Cabral, foram ouvidas sugestões, inclusive de parlamentares de oposição que expressaram sentimentos de parte da tropa e de deputados que também fizeram reparações e acréscimos importantes à lei que estabelece novo programa de recuperação salarial dos profissionais de Segurança Pública e Defesa Civil.

- A mensagem que chegou à Assembleia Legislativa foi uma, a lei que foi aprovada foi outra. Esta é uma lei que permitirá ao profissional da Segurança não só ter um ganho efetivo do seu salário, mas que garante ainda as gratificações e a hora extra. Recentemente, fizemos um decreto que desobstruiu os canais da ascensão funcional dos servidores públicos da Segurança. Isto tudo são ganhos diretos e indiretos. Agora acrescentamos no contracheque o auxílio transporte, demos o auxílio de moradia de mesmo valor a todos os profissionais, independentemente de serem casados ou solteiros. O profissional sabe que até o inativo e o aposentado se beneficiam do reajuste – disse o governador.