materia de petropolis rj.

BR-040 vai ser preparada para receber turistas e usuários que a
utilizam diariamente




jornalista
rubenn dean
email.rubenndeanrj@gmail.com
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nos próximos anos, a capital sedia dois grandes eventos esportivos - a
Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016. A 68 quilômetros do Rio,
Petrópolis tem a oportunidade de ser o principal suporte da capital
para aclimatação de atletas e hospedagem de turistas. Para isso, tudo
tem que estar em perfeitas condições, principalmente o caminho que
liga o Rio à Cidade Imperial. A BR-040 precisa de conservação,
sinalização, iluminação, segurança e telefones de emergência,
deficiências que perduram até hoje apesar de ser um dos pedágios mais
caros do país. "Como prefeito quero a revisão do contrato da
concessionária que administra a via e as obras previstas em contrato
executadas de imediato", anuncia Bernardo Rossi, candidato a prefeito
pela coligação "Juntos para Mudar Petrópolis" (PMDB, PP, PSD, PTB,
PSC, PSDB, PPS, PRTB, PSL e PRB).

A média de veículos que usam o trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora por
ano é de 26 milhões. O pedágio, a R$ 8, um dos mais caros do Brasil,
foi 'congelado' este ano pela Agência Nacional de Transporte Terrestre
(ANTT) que entendeu que não há melhorias que justifiquem a majoração
anual. O Tribunal de Contas da União (TCU) já se manifestou
publicamente pela revisão do contrato com a concessionária.

O que adianta pagar esse valor altíssimo no pedágio se esse dinheiro
não é investido em melhorias no serviço que deveria ser prestado pela
concessionária? A diferença do pedágio praticado nesse trecho em
relação a outras rodovias do país chega a 300%. Mas, os usuários são
submetidos à falta de contenção de encostas, pistas mal conservadas,
falta de comunicação e toda uma série de serviços não executados que
geram muitos acidentes", aponta Bernardo Rossi citando a noite desta
terça-feira (04.09) em que a pista de subida, em função de uma batida
entre dois veículos de grande porte, ficou fechada por cinco horas.

Entre os itens do contrato que não foram cumpridos está a duplicação
da pista de subida da serra, um projeto previsto desde 1995. "Em 2010,
a Concer apresentou um projeto faraônico para essa obra que gerou uma
série de questionamentos do poder público e usuários sobre sua
viabilidade e segurança. Nem a totalidade dos recursos - R$ 540
milhões - a concessionária dispõe e a obra sequer foi iniciada",
questiona Bernardo Rossi.

A BR-40 é a principal via de acesso aos mais de 500 mil turistas que
chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e chegada de
mercadorias para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia
diretamente aos mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços
existentes no município e aos milhares de petropolitanos que se
deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região
Metropolitana.

A estrada está diretamente ligada à economia da cidade, mas governos
só vêm assistindo a deteriorização da estrada e o não cumprimento do
contrato sem nada fazer. Em nosso governo vamos exigir todas as
melhorias começando pela duplicação da pista de subida da serra",
garante Bernardo Rossi.



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