BR-040 vai ser preparada para receber turistas e usuários que a
utilizam diariamente
jornalista
rubenn dean
email.rubenndeanrj@gmail.com
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy
Nos próximos anos, a capital sedia dois grandes eventos esportivos - a
Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016. A 68 quilômetros do Rio,
Petrópolis tem a oportunidade de ser o principal suporte da capital
para aclimatação de atletas e hospedagem de turistas. Para isso, tudo
tem que estar em perfeitas condições, principalmente o caminho que
liga o Rio à Cidade Imperial. A BR-040 precisa de conservação,
sinalização, iluminação, segurança e telefones de emergência,
deficiências que perduram até hoje apesar de ser um dos pedágios mais
caros do país. "Como prefeito quero a revisão do contrato da
concessionária que administra a via e as obras previstas em contrato
executadas de imediato", anuncia Bernardo Rossi, candidato a prefeito
pela coligação "Juntos para Mudar Petrópolis" (PMDB, PP, PSD, PTB,
PSC, PSDB, PPS, PRTB, PSL e PRB).
A média de veículos que usam o trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora por
ano é de 26 milhões. O pedágio, a R$ 8, um dos mais caros do Brasil,
foi 'congelado' este ano pela Agência Nacional de Transporte Terrestre
(ANTT) que entendeu que não há melhorias que justifiquem a majoração
anual. O Tribunal de Contas da União (TCU) já se manifestou
publicamente pela revisão do contrato com a concessionária.
O que adianta pagar esse valor altíssimo no pedágio se esse dinheiro
não é investido em melhorias no serviço que deveria ser prestado pela
concessionária? A diferença do pedágio praticado nesse trecho em
relação a outras rodovias do país chega a 300%. Mas, os usuários são
submetidos à falta de contenção de encostas, pistas mal conservadas,
falta de comunicação e toda uma série de serviços não executados que
geram muitos acidentes", aponta Bernardo Rossi citando a noite desta
terça-feira (04.09) em que a pista de subida, em função de uma batida
entre dois veículos de grande porte, ficou fechada por cinco horas.
Entre os itens do contrato que não foram cumpridos está a duplicação
da pista de subida da serra, um projeto previsto desde 1995. "Em 2010,
a Concer apresentou um projeto faraônico para essa obra que gerou uma
série de questionamentos do poder público e usuários sobre sua
viabilidade e segurança. Nem a totalidade dos recursos - R$ 540
milhões - a concessionária dispõe e a obra sequer foi iniciada",
questiona Bernardo Rossi.
A BR-40 é a principal via de acesso aos mais de 500 mil turistas que
chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e chegada de
mercadorias para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia
diretamente aos mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços
existentes no município e aos milhares de petropolitanos que se
deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região
Metropolitana.
A estrada está diretamente ligada à economia da cidade, mas governos
só vêm assistindo a deteriorização da estrada e o não cumprimento do
contrato sem nada fazer. Em nosso governo vamos exigir todas as
melhorias começando pela duplicação da pista de subida da serra",
garante Bernardo Rossi.
utilizam diariamente
jornalista
rubenn dean
email.rubenndeanrj@gmail.com
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy
Nos próximos anos, a capital sedia dois grandes eventos esportivos - a
Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016. A 68 quilômetros do Rio,
Petrópolis tem a oportunidade de ser o principal suporte da capital
para aclimatação de atletas e hospedagem de turistas. Para isso, tudo
tem que estar em perfeitas condições, principalmente o caminho que
liga o Rio à Cidade Imperial. A BR-040 precisa de conservação,
sinalização, iluminação, segurança e telefones de emergência,
deficiências que perduram até hoje apesar de ser um dos pedágios mais
caros do país. "Como prefeito quero a revisão do contrato da
concessionária que administra a via e as obras previstas em contrato
executadas de imediato", anuncia Bernardo Rossi, candidato a prefeito
pela coligação "Juntos para Mudar Petrópolis" (PMDB, PP, PSD, PTB,
PSC, PSDB, PPS, PRTB, PSL e PRB).
A média de veículos que usam o trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora por
ano é de 26 milhões. O pedágio, a R$ 8, um dos mais caros do Brasil,
foi 'congelado' este ano pela Agência Nacional de Transporte Terrestre
(ANTT) que entendeu que não há melhorias que justifiquem a majoração
anual. O Tribunal de Contas da União (TCU) já se manifestou
publicamente pela revisão do contrato com a concessionária.
O que adianta pagar esse valor altíssimo no pedágio se esse dinheiro
não é investido em melhorias no serviço que deveria ser prestado pela
concessionária? A diferença do pedágio praticado nesse trecho em
relação a outras rodovias do país chega a 300%. Mas, os usuários são
submetidos à falta de contenção de encostas, pistas mal conservadas,
falta de comunicação e toda uma série de serviços não executados que
geram muitos acidentes", aponta Bernardo Rossi citando a noite desta
terça-feira (04.09) em que a pista de subida, em função de uma batida
entre dois veículos de grande porte, ficou fechada por cinco horas.
Entre os itens do contrato que não foram cumpridos está a duplicação
da pista de subida da serra, um projeto previsto desde 1995. "Em 2010,
a Concer apresentou um projeto faraônico para essa obra que gerou uma
série de questionamentos do poder público e usuários sobre sua
viabilidade e segurança. Nem a totalidade dos recursos - R$ 540
milhões - a concessionária dispõe e a obra sequer foi iniciada",
questiona Bernardo Rossi.
A BR-40 é a principal via de acesso aos mais de 500 mil turistas que
chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e chegada de
mercadorias para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia
diretamente aos mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços
existentes no município e aos milhares de petropolitanos que se
deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região
Metropolitana.
A estrada está diretamente ligada à economia da cidade, mas governos
só vêm assistindo a deteriorização da estrada e o não cumprimento do
contrato sem nada fazer. Em nosso governo vamos exigir todas as
melhorias começando pela duplicação da pista de subida da serra",
garante Bernardo Rossi.
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