MATERIA DO RIO DE JANEIRO


ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE TRÂNSITO ACOMPANHAM OPERAÇÃO LEI SECA

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EDDIE MURPHY ( FACEBOOK. )

Comitiva de autoridades do Espírito Santo também veio ao Rio conhecer o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, contou com a participação, nesta última sexta-feira (31/08), de estudantes da primeira turma de pós-graduação de Gestão de Trânsito do estado do Rio. Ao todo, 30 alunos foram “agentes por um dia”, ajudando os cadeirantes – que trabalham na operação – a conscientizar a população sobre os riscos de associar álcool e direção. A turma é formada por profissionais de diferentes órgãos ligados à área de trânsito, entre eles, o coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade.

– Essa é uma visita técnica que faz parte do aprendizado, acompanhando o maior case de sucesso que é a Lei Seca. É uma grande oportunidade de trocar de experiências e eles poderão levar conhecimentos para suas áreas de atuação –afirmou o major.

O trabalho começou na Cobal do Humaitá, onde os estudantes entregaram panfletos da campanha de conscientização aos clientes de bares, acompanhando os cadeirantes. Com 18 anos de profissão, a inspetora da Polícia Rodoviária Federal, Marisa Dreys, considerou a experiência inovadora.

– É muito interessante porque eu estou aqui como aluna nesse trabalho de conscientização, sem que as pessoas me vejam como uma agente da lei – disse a inspetora.

Na segunda parte da visita técnica, os estudantes observaram o trabalho dos agentes da Operação Lei Seca em uma blitz montada na Lagoa Rodrigo de Freitas. Integrante da turma, o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RJ), Antônio Sérgio Damasceno, destacou a importância da operação, principalmente, no que diz respeito à educação no trânsito.

– O Cetran tem a função de cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito. Mas, na Operação Lei Seca, o Estado está fazendo o correto, levando informação aos cidadãos, além de fiscalizar –afirmou Damasceno.

Referência no país

Nesta última sexta-feira, a Operação Lei Seca recebeu ainda a visita de uma comitiva de autoridades do Espírito Santo que veio conhecer o trabalho desenvolvido no Rio de Janeiro. Durante a blitz na Lagoa, eles observaram a atuação dos agentes, enquanto recebiam explicações do coordenador da operação, major Marco Andrade.

– O Rio se tornou referência no Brasil com esse trabalho e nós viemos ver o que podemos levar para o Espírito Santo. Lá, nós temos operações também, mas não com essa estrutura e organização. O mais positivo aqui é a integração dos órgãos de governo, com a polícia e com o Detran, o que permite que o serviço seja feito mais rápido. Estou muito impressionado – afirmou o diretor de Habilitação e Veículos do Detran-ES, Cláudio de Almeida Thiago Soares.

Operação Lei Seca
 
A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro. Desde então, até a madrugada deste domingo (02/09/2012), 880.985 motoristas foram abordados, 164.876 foram multados, 35.547 veículos foram rebocados e 72.091 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida. Os agentes realizaram 774.985 testes com o etilômetro. No total, 5.948 condutores sofreram sanções administrativas e 2.237, criminais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...