MATÉRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Centro de Estudo do Envelhecimento do Rio de Janeiro é pioneiro no país

Cepe Pró-Idoso realiza pesquisas, forma profissionais e oferece atendimento à terceira idade


No Dia Internacional do Idoso, o governador Sérgio Cabral inaugurou oficialmente o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe Pró-Idoso), na Gávea. A unidade está em funcionamento desde abril e reúne profissionais de saúde, universidades e sociedade civil para realizar estudos, pesquisas e formar profissionais, além de fazer atendimento clínico. No evento, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou a criação do Centro de Trauma do Idoso, na Tijuca.

O Cepe Pró-Idoso é um projeto da Secretaria de Saúde gerenciado pelo Instituto Vital Brazil. O espaço promove simpósios, seminários, sessões clínicas para profissionais da saúde, cursos de especialização em geriatria e gerontologia e de cuidadores de idosos. Na cerimônia, o governador anunciou licitação de R$ 5 milhões em pesquisas para o setor, através da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

– Dediquei muito da minha vida pública à causa da terceira idade, e verificar a instalação desse centro é um legado importante na formação de mão de obra na área da saúde especializada para o idoso. Esse centro se torna um polo do conhecimento da terceira idade – disse o governador.

Com cerca de 13% da população acima de 60 anos, o Estado do Rio é o pioneiro no lançamento de um centro desse tipo.

– O centro não visa só ao atendimento ambulatorial, visa à pesquisa, a um estudo de como o Brasil está envelhecendo, principalmente o Rio de Janeiro – explicou Sérgio Côrtes.

Em seis meses, o Cepe Pró-Idoso já realizou cerca de 1,5 mil consultas. São casos como o da aposentada Efigênia da Silva, de 78 anos, que comemora dias mais alegres. Depois de sofrer com depressão, ela reencontrou a vontade de viver fazendo exercícios.

– Formamos um grupo unido, uma família, junto com os profissionais daqui, que são muito carinhosos e atenciosos – disse.

Unidade de trauma atenderá pacientes acima de 60 anos

Até o fim do ano, o Estado do Rio ganha o Centro de Trauma do Idoso, o primeiro de referência do setor. A unidade, que funcionará no Hospital São Francisco, na Tijuca, vai atender pacientes acima de 60 anos com fraturas. O centro cirúrgico está passando por reforma, e serão criados 20 leitos de enfermaria, cinco leitos de UTI, além de reforço no quadro de médicos, com dez ortopedistas e cinco anestesistas.

O centro especializado tem o objetivo de reduzir o tempo de espera por uma cirurgia e otimizar a recuperação. Os idosos deverão ser operados em até 48 horas, e o tempo de internação será reduzido de dez para quatro dias. Após a intervenção, os pacientes terão acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

– Esse centro vai receber idosos que estejam nas emergências dos hospitais para que sejam operados por especialistas – afirmou Sérgio Côrtes.

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...