matéria do estado do rio de janeiro

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 Repórte
Rubem de Paula

Dobra a procura de jovens pelo programa de cirurgia bariátrica

A procura de jovens de 16 a 18 anos pelo Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica aumentou de 3% para 6%, em menos de um mês. A quantidade de interessados dobrou depois da recente divulgação de portaria do Ministério da Saúde, permitindo a realização da redução de estômago pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes a partir dos 16 anos – a idade mínima era de 18. A tendência é que a demanda desta faixa etária aumente, segundo o médico Cid Pitombo, coordenador do projeto realizado no Hospital Carlos Chagas.
Antes mesmo da nova portaria, cerca de 10 pacientes entre 16 e 18 anos já eram acompanhados pela equipe  multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Mas, segundo Pitombo, a opção é por focar em atendimento preventivo para os adolescentes, ou seja, redução do peso com dietas.
– O motivo da opção prioritária pela não intervenção cirúrgica de imediato está relacionado aos eventuais danos psicológicos em pessoas tão jovens, além da questão da estrutura óssea em formação. Os adolescentes de menos de 18 anos são excluídos do nosso protocolo cirúrgico, inicialmente. Só operamos menores de 18 em situações extremas, em que adolescentes não conseguem, por exemplo, respirar direito, ou sofrem com a exclusão social que leva a  prejuízos psicológicos – explicou Pitombo.
O caso de Luiz Alberto Kron, de 19 anos, é emblemático. Ele começou a ser acompanhado pela equipe do programa estadual aos 17 anos, quando tinha 136 quilos (ele mede 1,75m), mas só aos 18 fez a cirurgia. Perdeu 70 quilos em  cerca de oito meses.
– Passaria por tudo novamente. Hoje estou mais disposto. Perdi, em peso, o equivalente a um Luiz Alberto – disse ele.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...