REPÓRTER RUBENN DEAN
Recursos
tecnológicos orientam usuários da Saúde
Medidas aumentam a
comunicação do Governo do Estado com a população
O serviço de envio de SMS tornou-se um importante
aliado da Secretaria de Saúde em benefício da população. A tecnologia é
acionada para marcação de exames, confirmação de consultas no Hospital Estadual
da Criança e na retirada de remédios na RioFarmes (Farmácia Estadual de
Medicamentos Especializados). Recentemente, as UPAs (Unidades de Pronto
Atendimento) também passaram a utilizar o recurso no combate à dengue.
Atualmente, 28 UPAs participam do projeto. A
previsão é de que, até o fim do primeiro semestre deste ano, todas as 52
unidades do estado estejam enviando as mensagens. Até agora, mais de cinco mil
pacientes já receberam as mensagens, totalizando cerca de 31 mil torpedos
enviados.
"A ideia é manter a informação sobre os
sintomas, a evolução do quadro clínico da dengue e a importância de cuidados,
como não se automedicar e aumentar a hidratação", disse o superintendente
de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre
Chieppe.
Agendamento de
consultas.
No recém-inaugurado Hospital Estadual da Criança,
em Vila Valqueire, primeira unidade da rede especializada em cirurgias
pediátricas de alta e média complexidades e tratamento do câncer, os usuários
também receberão mensagens de texto nos celulares cadastrados, assim que as consultas
forem agendadas e confirmadas pelo Sistema Estadual de Regulação. Quarenta e
oito horas antes da consulta, outro SMS será enviado para confirmar data,
horário e local. O serviço está previsto para começar em maio.
"Estas medidas visam reduzir as faltas e
otimizar a comunicação do Estado com os usuários do Sistema Único de
Saúde", afirmou a coordenadora da Central Estadual de Regulação, Waleska
Guerra.
Na RioFarmes, o SMS lembra os usuários a data e o
horário que devem ir à unidade retirar seus remédios. Já o Rio Imagem (Centro
de Diagnóstico por Imagem do Estado) também manda mensagens para os celulares
dos pacientes que têm consultas agendadas. A iniciativa é útil para aqueles que
moram longe. Em 2012, o centro estadual enviou 205.624 mensagens.
jornalista
rubenn dean
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eddie rubenn dean murphy
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