REPÓRTER RUBENN DEAN
MAT.ABR.2013/0143
DRT.33.689-1RJ
Aviso de pauta: Rock in Rio e Parque Nacional da Tijuca juntos por um mundo melhor
Funcionários do Rock in Rio e voluntários do Parque Nacional realizam mutirão de conscientização para o descarte correto de lixo aliado a uma ação de limpeza no entorno do Corcovado
ROCK IN RIO E PARQUE NACIONAL DA TIJUCA JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR
Abraçando as campanhas "Lixo no Lixo, Rio no Coração", do Rock in Rio, e "Lixo Zero", da Prefeitura do Rio de Janeiro, a organização do festival, em parceria com o Parque Nacional da Tijuca realizam dia 31 de agosto, sábado, um mutirão de conscientização para o descarte correto de lixo aliado a uma ação de limpeza no entorno do Corcovado. Funcionários do Rock in Rio e voluntários do Parque Nacional, com o apoio do grupo Anfitriões do Cosme Velho, se reunirão para divulgar e distribuir materiais com a mensagem da campanha, além de coletar lixo na área ao redor do antigo Hotel Paineiras e na Estrada do Redentor (ligação entre Paineiras e Corcovado).
No platô superior, próximo à estátua do Cristo, uma parte da equipe do Parque, com auxílio da União de Caminhantes e Escaladores Rio de Janeiro - UNICERJ - realizará rapel também para coleta de lixo. Outra frente de trabalho também será montada para fazer o manejo no trecho da Trilha Transcarioca, que liga as trilhas Vale do Rio Cabeça e Parque Lage-Corcovado. As tarefas envolvem sinalização, colocação de estruturas de contenção e correção de traçado.
Durante os dias do Rock in Rio, outras ações conjuntas serão desenvolvidas como a exibição de um vídeo institucional do Parque Nacional da Tijuca no Palco Mundo, além de ação promocional realizada por agentes do Parque na Cidade do Rock.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.
O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música, com mais de nove milhões de seguidores. Em 2011, o evento foi Trending Topics do Twitter em 13 países.
Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).
Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — processo auditado por uma consultoria externa — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.
O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.
Sobre o Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca é um fragmento do bioma da Mata Atlântica e parte integrante da Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro. Criado em 6 de julho de 1961, é o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano.
Dividido em quatro setores (Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca), o Parque corresponde a cerca de 3,5% da área do município do Rio de Janeiro. Destaca-se na paisagem por constituir-se de um grande maciço "verde", situado no centro de metrópolis.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MUTIRÃO ROCK IN RIO/ PNT
LOCAL: Corcovado
DATA: 31/08 - sábado
HORÁRIO: 08h
jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy