MATERIA DE HOJE...GOVERNO ESTADUAL

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Terça-feira, 06 de Setembro de 2011

Governo do Estado vai construir o metrô intermunicipal
Linha 3 vai beneficiar 1,7 milhão de pessoas de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí

A Linha 3 do metrô, que passará por Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, será construída até 2014 para se tornar a primeira ligação intermunicipal feita por esse meio de transporte no estado. A linha vai beneficiar uma população de 1,7 milhão de habitantes da região e terá capacidade para transportar 350 mil passageiros por dia.
O investimento será de cerca de R$ 1,2 bilhão, sendo R$ 400 milhões da Petrobras. O trajeto completo, com 37 quilômetros e 16 estações, será divido em dois trechos: o primeiro, que liga Niterói a São Gonçalo, e o segundo, que segue até Itaboraí, com uma parte feita por rodovia. A primeira estação, a Araribóia, no centro de Niterói, terá cerca de 24 mil metros quadrados e vai integrar barcas, metrô e ônibus, tornando-se a maior estação intermodal do Brasil e a primeira a integrar uma estação hidroviária.
 A Estação Barreto, a terceira do percurso, será construída na antiga estação ferroviária, que será totalmente revitalizada. Segundo o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, parte dos recursos será da Petrobras, que investe pesado no Polo Petroquímico de Itaboraí (Comperj).
- Já adequamos a obra ao que o Tribunal de Contas da União pediu e já entregamos também as exigências de contrapartidas financeiras do estado. Acredito que iniciaremos as obras até o final do ano – afirmou Pezão.
Qualidade de vida para São Gonçalo
No primeiro trecho da Linha 3, entre as estações Araribóia e Alcântara, em São Gonçalo, o metrô seguirá por um elevado, passando pelas alças de acesso da Ponte Rio-Niterói. A construção em via elevada é mais barata do que a feita por dentro de túneis. De Alcântara até a Estação Guaxindiba, o trajeto será feito no nível do chão, pela superfície.
A partir desse local, será construída uma rodovia que servirá de extensão dos trilhos, até Visconde de Itaboraí. A Estação Vila Laje será a primeira de São Gonçalo e vai levar ao segundo município mais populoso do estado um sistema de transportes de massa, o que vai aumentar a qualidade de vida da população e diminuir os engarrafamentos no município.
A última estação do trajeto, a Guaxindiba, será construída nas imediações da BR-101 Norte, e atenderá aos moradores de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Magé.





MATERIA DO GOVERNO ESTADUAL
JORNALISTA / APRESENTADOR
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123

EMAIL.RUBENNDEANRJ@TERRA.COM.BR / RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...