MATERIA DE SUMA IMPORTANCIA PARA TODOS

REVENÇÃO DE ACIDENTES: Quedas respondem por mais de 50% dos atendimentos envolvendo crianças

Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Para fazer o download do arquivo de áudio, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar Destino Como..."

Roteiro:rubenn dean paul alws...tel.021.9337.4123...email.rubenndeanrj@terra.com.br

Tempo de áudio – 1 min 58 seg
LOC/REPÓRTER: Dados do Ministério da Saúde revelam que as quedas respondem por mais de 50 por cento dos atendimentos a crianças de zero a nove anos nas unidades de urgência do Sistema Único de Saúde. Boa parte destas quedas ocorre dentro de casa, quando as crianças estão acompanhadas dos pais ou responsáveis. A Coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, Marta Silva, explica que é justamente naquele minuto em que o adulto se afasta que as quedas acontecem. Por isso, ela faz um alerta: a vigilância constante por parte dos responsáveis é fundamental para evitar qualquer tipo de acidente.
TEC/SONORA: Coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde -  Marta Silva

"A criança não tem esse conhecimento do risco. Então cabe a nós, adultos, pais, responsáveis, familiares, professores, cuidar das crianças. Tanto em casa como na creche ou numa escola. E mesmo na rua você tem que estar cuidadoso."
LOC/REPÓRTER: Além das quedas, ocorrências como engasgamento, intoxicação, e afogamento respondem por 32 por cento dos casos de atendimento a crianças. As queimaduras, respondem por 20 por cento e os acidentes de trânsito por onze por cento. A Coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, Marta Silva, dá dicas de como deixar os pequenos longe dos perigos:
TEC/SONORA: Coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde -  Marta Silva
" Janelas com grades ou tela. Tomar todo o cuidado quando estiver manipulando o fogão, deixar a criança afastada e nunca deixar a panela ou vasilha quente  num lugar que a criança possa alcançar. Todo cuidado com material de limpeza é pouco, porque corre o risco mesmo da criança tomar. Aí você pode ter intoxicações desde as leves até as severas."
LOC/REPÓRTER : De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde em 2008, cerca de três mil e trezentas crianças morrem anualmente no Brasil em decorrência de acidentes domésticos e de trânsito.
Reportagem, Débora Rocha








"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...