RASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff quer segurar novas mudanças no primeiro escalão do governo até a reforma ministerial prevista para o início de 2012. No Palácio do Planalto, há consenso de que a queda sucessiva de ministros em poucos meses começa a criar desgaste na imagem do governo, gera uma paralisia em vários órgãos e pastas atingidas e deixa a própria Dilma aprisionada numa agenda negativa.Segundo auxiliares diretos da presidente, ela já havia decidido interromper o processo de faxina antes da queda do ex-ministro do Turismo Pedro Novais. Mas diante das denúncias de uso irregular de servidores da Câmara dos Deputados pelo ex-colaborador, Dilma foi forçada a fazer mais uma substituição na sua equipe.
Avaliação no núcleo do governo é de que apesar de ganhar apoio da população com as sucessivas mudanças, há problemas práticos que já começam a incomodar Dilma. Isso porque a cada troca de ministro, ocorre também uma mudança completa na equipe, o que gera uma diminuição significativa no ritmo e nas ações do governo.
De acordo com um ministro, a mudança em uma pasta significa paralisia de pelo menos quatro meses no andamento das ações do ministério, o que pode prejudicar a imagem de gestora da presidente Dilma. Outro problema identificado no Palácio do Planalto é que, em última instância, foi a própria Dilma que escolheu a sua equipe. Ela já começa a ser atacada pela oposição por ter cedido às pressões dos partidos aliados e do próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para montar sua primeira equipe.
Segundo interlocutores de Dilma, a presidente pretende ainda fazer uma mudança significativa no início do ano, mesmo depois das cinco baixas de ministros e mais uma mudança no primeiro escalão, com o deslocamento do ministro Luiz Sérgio para a pasta da Pesca. Segundo esse interlocutor, a presidente pretende fazer um ministério com a sua imagem.
- A primeira equipe foi uma herança de Lula e uma imposição dos partidos. Dilma teve que aceitar vários ministros. Recebeu um prato feito. Agora será diferente. Ela vai montar uma equipe à sua imagem e semelhança - explicou esse interlocutor com trânsito livre no Palácio do Planalto.
A presidente Dilma vai aproveitar o pretexto do prazo de desincompatibilização eleitoral para mudar não só os ministros que devem sair para disputar a eleição municipal, como Fernando Haddad, da Educação, mas também os que são problemáticos: ou por denúncias de irregularidade, ou por desempenho sofrível. Dilma quer montar uma equipe mais eficiente e afinada, explica um colaborador próximo.
Negromonte e Lupo em situação delicada
O nome do ex-ministro Pedro Novais era dado como certo numa reforma ministerial, antes de cair na semana passada. Na mesma situação, está o ministro das Cidades, Mário Negromonte, que perdeu a sustentação da bancada do PP na Câmara. Outro ministro em situação delicada é o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, quem tem sido criticado pela bancada do PDT e tem forte resistência de setores do PT próximos a CUT.
Na reforma ministerial, Dilma ainda poderá tentar fazer uma mudança no Ministério dos Esportes e finalmente indicar a deputada Luciana Santos (PC do B-PE) no lugar do ministro Orlando Silva. Também está em situação delicada a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que tem sofrido ataques do PT.
Ao mesmo tempo, alguns ministros já demonstram de forma reservada desconforto em permanecer na equipe de Dilma, o que pode ampliar ainda mais a reforma ministerial. Ela também deve aproveitar a mudança no primeiro escalão para finalmente criar o Ministério da Micro e Pequena Empresa e com isso levar para sua equipe Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza.
Outra mudança cogitada por Dilma é trocar os feudos ministeriais dos partidos. Dilma já teria dito que foi um erro manter as mesmas legendas no comando das mesmas pastas. A única mudança foi com o PSB, que deixou o Ministério da Ciência e Tecnologia para assumir a pasta da Integração Nacional. Nessa reforma prevista para ocorrer entre janeiro e fevereiro, Dilma deve fazer a "dança das cadeiras" entre os partidos.
RUBENN DEAN ( JORNALISTA / APRESENTADOR )
TEL.021.9337.4123
EMAIL.RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
RUBENNDEANRJ@TERRA.COM.BR
Minhas Opiniões: Podem criticar ou Falar bem, sejam bem vindos! Jornalista/Repórter "Drt.33689-1rj". Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil! "Radialista/Locutor/Apresentador/Anunciador "Drt.17429-1rj"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Imprensa Rio Brasil!
That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...
That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...
-
Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Xi Jinping envia mensagem a Lula e sugere ...
-
Hi friend from afar, I loved this board, I liked the photo!!! I'm new to surfing and skateboarding, but we're in good shape!!! I...
Nenhum comentário:
Postar um comentário