País cresceu em cenário Mundial Adverso, avalia Mantega , ainda que negativo em relação aos anos que se passaram . Brasil em crescimento.


REPÓRTER RUBENN DEAN MAT.ABR. 2013/0143

DEPUTADA VAI À CÂMARA DO RIO DEBATER PROJETO DO PÍER EM "Y" NO PORTO

A Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em conjunto com a Comissão Especial da Câmara Municipal do Rio instituída para apurar os detalhes referentes ao projeto de construção do píer em 'Y' na zona Portuária, realiza, nesta quarta-feira (29/05), uma audiência pública para debater o tema. O encontro será no Plenário do Palácio Pedro Ernesto, sede do Poder Legislativo carioca, às 9h.
Entre os convidados, estão representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio (CAU/RJ). Presidente da comissão da Alerj, a deputada Aspásia Camargo (PV) defende outro projeto, o que prevê o píer da Zona Portuária em 'E'. "Esse projeto (píer em 'Y') representa um crime contra a paisagem carioca, contra a área que está sendo revitalizada na Praça Mauá e contra a Baía de Guanabara, que é tombada", afirma a parlamentar.


País cresceu em cenário Mundial Adverso, avalia Mantega , ainda que negativo em relação aos anos que se passaram . Brasil em crescimento.


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou no início da tarde desta quarta-feira, 29, que o crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano "se dá em um cenário adverso da economia internacional". Ele disse que a economia internacional ainda não melhorou "e isso dificulta as exportações brasileiras, principalmente de manufaturados, que não cresceram", colocou. Ele lembrou ainda que houve retração das exportações e aumento das importações. "Como crescemos mais do que boa parte dos países, significa que importamos mais e conseguimos exportar menos."
Mantega apontou que o crescimento da agropecuária foi de 9,7% no primeiro trimestre deste ano. "É um crescimento excepcional, que se deve sobretudo à recuperação em relação à seca do ano passado e ao aumento da produtividade da produção agropecuária", afirmou. Ele colocou que houve total recuperação da agricultura brasileira e da exportação de commodities. "A crise internacional não prejudica a agricultura, porque ela exporta commodities de alimentos e, mesmo em crise, os países consomem alimentos".
O ministro apontou que o crescimento negativo de 0,3% da indústria no primeiro trimestre foi puxado para baixo pela indústria extrativa mineral, que teve crescimento negativo de 0,2%. Já o crescimento da indústria de transformação foi positivo, de 0,3%. "A indústria extrativa responde mais ao cenário internacional. E a indústria de transformação responde mais ao mercado interno, então está em trajetória de recuperação", explicou.
Mantega avaliou que a construção civil "também não teve bom desempenho". Para o ministro, os serviços cresceram pouco no primeiro trimestre. "São responsáveis por uma elevação não muito grande do PIB neste trimestre", avaliou. O ministro disse, ainda, que, a formação bruta de capital fixo, os investimento, "sustentou a demanda" neste primeiro trimestre, com crescimento de 4,6% no período.

JORNALISTA . RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...