Sinalizar esta mensagem Encontro incentiva adesão dos municípios fluminenses ao Saerj

REPÓRTER . RUBENN DEAN 
MAT.ABR.2013/0143
 Encontro incentiva adesão dos municípios fluminenses ao Saerj
Atualmente, 57 cidades já utilizam o sistema de avaliação que monitora a qualidade do ensino

O Governo do Estado promoveu ontem, no Palácio Guanabara, um encontro com prefeitos e secretários de Educação dos 92 municípios fluminenses para incentivar a adesão das prefeituras ao Saerj (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro). Atualmente, 57 municípios já utilizam a avaliação, que monitora a qualidade do ensino na rede pública estadual e ajuda na formulação de políticas educacionais.

Representando o município de São Pedro da Aldeia no evento, o secretário de Educação da cidade, Evaldo Bittencourt, enfatizou a importância do sistema para a produção de um diagnóstico preciso sobre o nível de qualidade do ensino público. Os alunos da rede municipal de São Pedro da Aldeia aderiram ao Saerj no mês de abril.

Ferramentas para o professor planejar as aulas

“Adotar um método científico como o Saerj, que fornece a medição exata do que o aluno aprendeu e daquilo que ele não aprendeu, sinaliza um grande avanço para a educação pública fluminense. Com os resultados da avaliação, o professor vai ter ferramentas para ajudar os alunos e replanejar suas aulas de acordo com as necessidades da turma. Estamos aguardando os resultados do último exame, em abril, para saber como melhoraremos o sistema de educação no nosso município. Esse é um método de avaliação maravilhoso oferecido pelo Estado. São Pedro da Aldeia não teria condições de criar e custear por conta própria um sistema assim” disse Bittencourt.

A secretária de Educação de Araruama, Berta Antunes, aproveitou a solenidade para dar entrada no processo de adesão da cidade da Região dos Lagos ao Saerj.

“É muito interessante para nosso município receber essa iniciativa, e estamos aderindo ao projeto. O Saerj é um método útil para aferir melhor nossos alunos, e a partir disso, poderemos ver onde temos que melhorar. Essa avaliação vai ajudar a elevar a qualidade da educação em Araruama” afirmou Berta.


O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, ressaltou que a expectativa é que, cada vez mais, municípios se engajem no sistema de avaliação estadual.

“Nosso sonho é que, em pouco tempo, todos os municípios adotem o Saerj e façam essa avaliação juntos, na mesma data. No último exame, foram um milhão e meio de provas realizadas, e acho que temos grandes chances de aumentar esse número e virarmos a página da educação no estado” explicou Risolia.


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...