REPÓRTER RUBENN DEAN MAT.ABR.2013/0143
Bernardo Rossi quer tarifa mais baixa na Rio-Petrópolis-Juiz de Fora
O deputado estadual Bernardo
Rossi, líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Rio, oficiou a Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pedindo a revisão, para
menor, do pedágio praticado nas três praças de arrecadação da
Rio-Petrópolis-Juiz de Fora. Considerado um dos mais caros do país, o
pedágio a R$ 8, já teve parecer do Tribunal de Contas da União (TCU)
pela sua revisão para menor. No documento, o parlamentar petropolitano
pede garantias de que não haverá prorrogação da concessão nem
cancelamento de obras como o governo já admite em função da suspensão do
reajuste do pedágio em estradas federais previsto para agosto.
- O governo federal está tomando medidas para
reduzir o custo de vidas agindo sobre as tarifas públicas e o pedágio é
uma delas. Os reajustes foram adiados por tempo indeterminado, mas
queremos ainda mais: pedágio mais barato e a garantia das obras. Esse é o
momento mais do que adequado para rever o contrato com a Concer,
concessionária que administra a rodovia", aponta Bernardo Rossi.
No ano passado, o reajuste para a BR-040 previsto
em contrato foi suspenso depois de a ANTT, que regula as concessões
rodoviárias, ter entendido que a majoração não poderia ser feita, pois a
Concer não apresentou obras que justificassem um aumento. "E continua
sem obras, não justificando nenhum reajuste, muito pelo contrário, a
tarifa deveria ser reduzida", defende Bernardo Rossi.
Além da BR-040, o governo federal anunciou a
suspensão do reajuste dos pedágios da Presidente Dutra e da ponte
Rio-Niterói, revisões que seriam feitas entre julho e agosto. O governo
federal, no entanto, pretende oferecer compensações aos concessionários.
Algumas das alternativas possíveis são aumento do tempo de contrato,
reajustes maiores no futuro e não realização de obras previstas.
- Queremos garantir as obras, principal a nova pista
de subida da Serra e que o contrato da Concer não seja prorrogado. A
empresa não apresenta o mínimo de atuação pela qual esperam os usuários.
Além disso, não pode haver uma expectativa de uma super majoração do
pedágio no futuro", afirma Bernardo Rossi, apontando que a empresa vem
insistentemente pedindo a prorrogação do seu contrato que expira em
2021. "Há uma clara intenção de perpetuação à frente da rodovia com o
constante adiamento de obras. Os prazos devem ser cumpridos, as obras
feitas e o pedágio justo", completa.
jornalista . rubenn dean
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eddie rubenn dean murphy
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