O projeto precisou receber o aval do governo federal, já que prevê um contrato de 40 anos da concessionária com os operadores do terminal. Vale frisar que a concessão de Guarulhos vence em 10 anos.
O projeto precisou receber o aval do governo federal, já que prevê um contrato de 40 anos da concessionária com os operadores do terminal. Vale frisar que a concessão de Guarulhos vence em 10 anos.
A Agência Nacional de Aviação Civil disse que deu o parecer favorável ao projeto.
“Ouvimos as áreas técnicas e jurídicas (do ministério) e demos a autorização. Agora, a concessionária precisa do licenciamento ambiental e de iniciar as obras. Os investidores dizem que o prazo é de um ano e meio a dois anos para que o terminal entre em operação”, explicou Glanzmann.
Uma das condições do aval foi que a operadora não poderia realizar pagamentos antecipados à GRU Airport, no intuito de evitar que uma eventual nova concessionária de Guarulhos arcasse com o ônus da operação sem ser remunerada.
Outro ponto é que o novo terminal vai oferecer um serviço para buscar o passageiro na porta de seu hotel ou casa. Também terá postos exclusivos da Polícia Federal, Anvisa e Receita.
“É uma operação door-to-door (porta a porta), com carro de luxo e segurança direto para o terminal, sem contato com o resto do aeroporto. Já existe esse serviço em Dubai e Londres”, disse Glanzamann.
A GRU Airport não forneceu muitos detalhes sobre o terminal. Apenas relatou por meio de nota que “agora o projeto entrará em fase de implantação”.