MATERIA DO RIO DE JANEIRO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL
021.9337.4123
EMAIL.
FACEBOOK. 
EDDIE MURPHY 



Rio Genética incrementa a produção de leite no estado

Programa desenvolve ações voltadas para o setor, com foco nos pequenos produtores


É com orgulho que o produtor Kenedi Coimbra fala sobre o futuro da sua criação de gado leiteiro: presas no entorno da casa onde mora, em uma pequena propriedade em Itaocara, no Noroeste Fluminense, as bezerras de alto padrão genético são a esperança de aumentar a produção e a renda da família.

– Herdei os primeiros animais do meu pai. Durante um tempo, tive prejuízo. Não passava dos 50 litros mensais. Hoje, minha produção chega a 180, 200 litros por mês – disse Kenedi.

Ele é um dos cerca de 700 produtores já beneficiados pelo Rio Genética, programa da Secretaria de Agricultura que visa ao aumento e à melhora da produção de leite no estado. O principal objetivo é aproveitar o potencial expoente do mercado leiteiro do Rio, incentivando, em especial, os pequenos empreendedores, que concentram a produção de leite no Rio. Eles são a ponta de uma cadeia que vem despontando no estado.

– Não tínhamos esse padrão de qualidade na nossa produção comercial. Para reverter isso, é preciso incentivar o pequeno produtor a melhorar a qualidade da sua criação. Assim, teremos maior produtividade em todo o estado e a renda individual também cresce – afirmou o secretário de Agricultura, Alberto Mofati.

O Rio Genética vem sendo constantemente aprimorado. Começou com a possibilidade de crédito para que pequenos produtores pudessem adquirir animais de alto padrão por meio de financiamento do Tesouro Estadual. Depois, vieram as feiras, organizadas em diversos municípios, onde são expostas as matrizes de alto padrão.

Em seguida, chegou a vez do melhoramento genético, através da inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Em parceria com a Embrapa, a Pesagro-RJ está desenvolvendo em Valença a parte do programa voltada para produção de embriões que serão repassados aos produtores participantes da iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...