matéria do estado do rio de janeiro

ALUNOS DE MESTRADO EM ENGENHARIA NUCLEAR CONHECEM REALIDADE DA FÁBRICA
                                                                                       
Unir a teoria à prática de uma empresa voltada para o setor nuclear. Assim a professora Maria de Lourdes Moreira, do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) definiu a visita dos alunos do curso de mestrado ao parque industrial da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), em Itaguaí. Para ela, é o momento em que os estudantes podem conhecer o que até então só viam em livros, como as dimensões de equipamentos e as singularidades de sua fabricação.

Única empresa da América Latina a possuir a certificação ASME III, da Associação de Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos, a Nuclep é referência na fabricação e certificação de equipamentos e componentes para o setor nuclear. Além dos equipamentos de reposição de Angra 1 e 2, e para a usina Atucha II, da Argentina, estão sendo construídos no parque industrial os equipamentos para Angra 3.

- É muito importante os alunos conhecerem na prática o que estudam na teoria. Uma indústria de referência, como a Nuclep, é um lugar excepcional, pois conseguimos ver não apenas o produto final, mas as características únicas de sua fabricação, a preocupação com a qualidade e segurança em todos os processos. É uma grande aula – frisou Maria de Lourdes.

O engenheiro Bruno César de Moraes acredita que é muito mais que uma aula, mas uma forma dos alunos terem o primeiro contato com a realidade da indústria. Por já trabalhar na Nuclep e conhecer todo o processo, acredita que a visita ajudou seus colegas de turma a terem uma visão da indústria, uma vez que conhecem mais a teoria. Alguns estudantes ficaram surpresos com equipamentos de outras áreas, como de óleo e gás, que possuem espessura de mais de 20 centímetros.

- Foi um momento onde eles puderam ter contato com o processo industrial, conhecer uma fábrica por dentro. Tenho certeza de que, a partir de agora, fica mais fácil imaginar os equipamentos e se ater a detalhes de sua fabricação, como a utilização da sala limpa – ressaltou Moraes.

A sala limpa é um espaço destinado à soldagem de equipamentos nucleares, já que possui todo um monitoramento para evitar poeira e qualquer tipo de elemento que possa comprometer o trabalho.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...