matéria em destaque ... importante.

MERCADO AQUECIDO COM PERSPECTIVAS DO PRÉ-SAL

jornalista.
rubenn dean
tel.
021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy


O anúncio da desaceleração da economia alemã, que sempre foi considerada uma “locomotiva” do crescimento mundial, reitera a capacidade de adaptação e superação da indústria nacional frente às crises, aquecida por incentivos federais e, nas áreas de óleo e gás e construção naval, pelos ventos promissores do pré-sal. Os índices de desocupação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última semana, mostram que a taxa vem caindo a cada mês e, em comparação a agosto de 2011, a queda chega a 10,6%.

Um exemplo desse momento por que passa a economia nacional é o memorando de entendimento assinado entre a Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) e a Empresa Brasileira de Engenharia (EBSE) para a construção de quatro módulos para a unidade flutuante de armazenamento e transferência (FPSO, da sigla em inglês) Cidade de Ilhabela. Além disso, a Petrobras anunciou, no encerramento da Rio Oil & Gas, maior feira do segmento na América Latina, a necessidade de novas plataformas e sondas para a exploração dos novos campos.

A Nuclep, criada para atender ao programa nuclear brasileiro, tem ampliado a sua área de atuação, já tendo construídos cascos e módulos para plataformas, assim como trabalhado com reparo e testes de equipamentos, no parque industrial ou em alto mar. Com os horizontes que se descortinam com o pré-sal, a empresa está preparada para participar desses processos, através de parceria com a própria Petrobras, ou através de outras contratadas, garantindo assim o conteúdo local de excelência.

- Temos um parque industrial de grande capacidade e equipamentos únicos, além de um terminal marítimo próprio. Esse é um grande diferencial da Nuclep, que é reconhecida pela qualidade de seus profissionais. Já fizemos cascos, construímos módulos e estamos prontos a atender o mercado com o que há de melhor na indústria nacional – frisou o diretor industrial Liberal Ênio Zanelatto.

Ainda aguardando a conclusão do processo de parceria com a finlandesa Wärtsilä, líder do mercado mundial de motores navais, a Nuclep já mira nas novas aquisições para a Transpetro, que precisará ampliar sua frota para acompanhar os projetos de exploração do pré-sal. O anúncio do leilão de novos campos e sua licitação, durante 2013, está atraindo cada vez mais o olhar internacional para o mercado brasileiro.

Dentro dessa preocupação com o futuro, a Nuclep mudou a proposta de seu Centro de Treinamento Técnico (CTT), investindo na capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação e atualização para os profissionais que já estão no mercado e precisam estar acompanhando os novos processos. Reconhecido centro de excelência, o CTT quer investir em projetos de orientação profissional, levando às escolas o primeiro contato com as carreiras da indústria pesada. A expectativa é de atrair mais profissionais, como soldadores e torneiros mecânicos, por exemplo, e garantir o desenvolvimento do setor, contribuindo para a política do primeiro emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!