matéria em destaque ... importante.

MERCADO AQUECIDO COM PERSPECTIVAS DO PRÉ-SAL

jornalista.
rubenn dean
tel.
021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy


O anúncio da desaceleração da economia alemã, que sempre foi considerada uma “locomotiva” do crescimento mundial, reitera a capacidade de adaptação e superação da indústria nacional frente às crises, aquecida por incentivos federais e, nas áreas de óleo e gás e construção naval, pelos ventos promissores do pré-sal. Os índices de desocupação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última semana, mostram que a taxa vem caindo a cada mês e, em comparação a agosto de 2011, a queda chega a 10,6%.

Um exemplo desse momento por que passa a economia nacional é o memorando de entendimento assinado entre a Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) e a Empresa Brasileira de Engenharia (EBSE) para a construção de quatro módulos para a unidade flutuante de armazenamento e transferência (FPSO, da sigla em inglês) Cidade de Ilhabela. Além disso, a Petrobras anunciou, no encerramento da Rio Oil & Gas, maior feira do segmento na América Latina, a necessidade de novas plataformas e sondas para a exploração dos novos campos.

A Nuclep, criada para atender ao programa nuclear brasileiro, tem ampliado a sua área de atuação, já tendo construídos cascos e módulos para plataformas, assim como trabalhado com reparo e testes de equipamentos, no parque industrial ou em alto mar. Com os horizontes que se descortinam com o pré-sal, a empresa está preparada para participar desses processos, através de parceria com a própria Petrobras, ou através de outras contratadas, garantindo assim o conteúdo local de excelência.

- Temos um parque industrial de grande capacidade e equipamentos únicos, além de um terminal marítimo próprio. Esse é um grande diferencial da Nuclep, que é reconhecida pela qualidade de seus profissionais. Já fizemos cascos, construímos módulos e estamos prontos a atender o mercado com o que há de melhor na indústria nacional – frisou o diretor industrial Liberal Ênio Zanelatto.

Ainda aguardando a conclusão do processo de parceria com a finlandesa Wärtsilä, líder do mercado mundial de motores navais, a Nuclep já mira nas novas aquisições para a Transpetro, que precisará ampliar sua frota para acompanhar os projetos de exploração do pré-sal. O anúncio do leilão de novos campos e sua licitação, durante 2013, está atraindo cada vez mais o olhar internacional para o mercado brasileiro.

Dentro dessa preocupação com o futuro, a Nuclep mudou a proposta de seu Centro de Treinamento Técnico (CTT), investindo na capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação e atualização para os profissionais que já estão no mercado e precisam estar acompanhando os novos processos. Reconhecido centro de excelência, o CTT quer investir em projetos de orientação profissional, levando às escolas o primeiro contato com as carreiras da indústria pesada. A expectativa é de atrair mais profissionais, como soldadores e torneiros mecânicos, por exemplo, e garantir o desenvolvimento do setor, contribuindo para a política do primeiro emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...