Ausência de empresas de telefonia em audiência pública irrita deputados

REPÓRTER .RUBENN DEAN MAT . 33.689-1RJ

Ausência de empresas de telefonia em audiência pública irrita deputados

Os presidentes das empresas de telefonia móvel e fixa devem ser chamados novamente a participar de audiência pública na Câmara dos Deputados. As Comissões de Fiscalização Financeira e Controle, e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, presididas respectivamente pelos deputados Edinho Bez (PMDB-SC) e Jerônimo Goergen (PP-RS) haviam convidado os dirigentes das empresas de telefonia para participar, nesta de terça-feira (9), de audiência pública sobre a qualidade do serviço oferecido pelas operadoras e avaliar o cumprimento das determinações da Anatel impostas às telefônicas, mas estes resolveram não comparecer e mandaram representante, o que irritou os parlamentares.

 Diante da ausência das operadoras, a maioria dos parlamentares se retirou da audiência pública, o que levou os presidentes dos colegiados, deputados Jerônimo Goergen (PP-RS) e Edinho Bez (PMDB-RS), a suspender a reunião em apoio aos deputados. O diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, iria participar do encontro representando as empresas Claro, Oi, Tim, Vivo, GVT, Telemar e Net.

O deputado Edinho Bez criticou a atitude das empresas durante o debate. “Isso é um absurdo, um desmando, um desrespeito para com todos os consumidores. Eu mesmo estava falando com Santa Catarina e a ligação caiu três vezes durante uma entrevista. Estamos todos indignados pelo serviço ruim que está sendo prestado, o cidadão está sendo lesado”, disparou Bez, alertando que, na próxima quarta-feira (17), a Comissão de Fiscalização Financeira vai se reunir para votar novo requerimento para discutir o assunto. Desta vez, além dos presidentes das empresas de telefonia, os parlamentares querem convidar o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Comissões reforçam pedido de criação da CPI da telefonia 

Para o deputado Jerônimo Goergen, a ausência das teles fortalece o pedido de criação da CPI da Telefonia, que aguarda o despacho da presidência da Câmara para ser instalada. “A gente sabe que na plateia havia representantes das empresas acompanhando a discussão. Agora, vir aqui para ouvir e levar as informações para seus bunkers fica mais desrespeitoso ainda. Isso dará mais peso para que possamos investigar o setor através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito”, destacou Jerônimo.

 Os presidentes da CINDRA e da CFFC decidiram atuar em conjunto aprovando requerimentos de convocação das teles, para que as teles compareçam em outra audiência. As comissões ainda devem convidar o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e ou pretendem se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para solicitar celeridade na análise do requerimento de instalação da CPI. Dois requerimentos que pedem a criação a CPI da Telefonia aguardam decisão da Secretaria-Geral da Mesa. Ambos já têm o número mínimo de assinaturas exigido (171)


O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) classificou como "desrespeito" a ausência dos presidentes das empresas de telefonia. "É inadmissível que eles não compareçam aqui", disse. Embora não esteja previsto no Regimento da Câmara, o deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) sugeriu encaminhar requerimento convocando ( e não mais convidando) os presidentes das teles, "para que esta Casa se imponha", justificou. Após a fala do primeiro convidado, que representava a Anatel, a audiência foi encerrada pela presidência das Comissões.

Também estavam presentes o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone e o secretário de Fiscalização de Desestatização e Regulação de Energia e Comunicação do Tribunal de Contas da União (TCU) Marcelo Barros da Cunha.


 jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tels.021.9337.4123 / 021.8125.9534
emails
rubenndeanrj@gmail.com
rubenndean@hotmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...