Policiais do Rio farão treinamento na Guarda Costeira dos EUA

REPÓRTER . RUBENN DEAN 

Policiais do Rio farão treinamento na Guarda Costeira dos EUA
Última prova para o Curso de Controle e Comando de Crises acontece em maio

A Polícia Militar está selecionando integrantes da corporação que
serão enviados ao Centro de Treinamento da Guarda Costeira dos Estados Unidos, na cidade de Yorktown, no Estado da Virgínia. Lá, eles farão o Curso de Controle e Comando de Crises. A iniciativa é mais uma prova do estímulo da PM ao intercâmbio com polícias do exterior. O curso começa em julho deste ano.

Depois de passarem por uma pré-seleção, feita pelo Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), em março, sete policiais com o melhor nível de inglês foram classificados para o exame de idioma da Embaixada Americana, nos dias 25 deste mês e 9 de maio.

Capacitação de duas semanas

Os dois melhores ganham o direito de participar do curso, com duração de duas semanas.

“O objetivo é proporcionar a experiência necessária para tomadores de decisões administrarem incidentes e crises. Eles terão treinamento em comunicações arriscadas e planejamento de contingências, entre outros temas” explicou o tenente-coronel Edison Duarte, responsável pelo Escritório de Assuntos para a Copa e Olimpíadas, do Estado Maior da PM.

Mais de 60 oportunidades de intercâmbio

O escritório coordenado por Duarte já fomenta intercâmbios internacionais na corporação desde 2009. De lá para cá, houve mais de 60 oportunidades para policiais fluminenses fazerem treinamentos no exterior e vice- versa. No momento, há dois policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) recebendo capacitação no Exército Americano.

Além disso, mais dois intercâmbios estão previstos: o primeiro, este mês, com a Polícia Nacional da Colômbia; e o segundo, em junho, com a Polícia Nacional do Panamá. Em ambas as situações, PMs do Rio irão para o exterior.

“Os intercâmbios representam a oportunidade de fazer contato com forças policiais de outros países, com reconhecida experiência e participações em grandes eventos, o que nos possibilita colher, entre outras coisas, práticas que possam auxiliar em nosso planejamento e nossa preparação para a agenda internacional que o Rio sediará” disse o tenente-coronel Duarte.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Empresário e trabalhadores se unam. Quem tem que fazer a escala 6x1 são ...

Essa tendência teria que acontecer dentro das Câmaras de Deputados Estaduais, Federais, Senadores e outros órgãos, pois ambos vivem dos trib...