ALERJ – ORDEM DO DIA 18/06 (TERÇA-FEIRA)

RUBENN DEAN MAT.ABR.2013/0143

ALERJ – ORDEM DO DIA 18/06 (TERÇA-FEIRA) – 16H30

PROPOSTA CONJUNTA FIXA TETO PARA EMOLUMENTOS CARTORÁRIOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (18/06), em discussão única, o projeto de lei 2.252/13, dos poderes Judiciário e Executivo, que trata da cobrança de emolumentos (contribuição pelo serviço prestado em foro extrajudicial, prestado por serviços notariais e registrais). Ele estabelece um teto das cobranças das tabelas que preveem faixas progressivas, no limite equivalente a duas vezes o valor máximo da taxa judiciária, que é de R$ 26.632,33. A proposta já recebeu 36 emendas, que também serão analisadas.

ALERJ VOTA ISENÇÃO FISCAL PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (18/06), em discussão única, o projeto de lei 3.216/10, que cria regime tributário especial com alíquota de 11% de ICMS (o percentual normal é de 19%) para atração de empresas para áreas socialmente degradadas. O texto é assinado pelo deputado licenciado Christino Áureo, atualmente secretário de Estado de Agricultura. Embora o texto não determine os locais que poderão ofertar o regime especial, “para não tornar o projeto limitado”, o secretário adianta que áreas degradadas por catástrofes naturais, como a Região Serrana, e o entorno de comunidades com UPPs deverão sediar os chamados Condomínios Empresariais, que o projeto também define.
Em 15 artigos, a proposta traz as regras de enquadramento, explica o regime tributário especial – que durará 30 anos – e suas implicações, além de tratar da perda do direito.

ESTADO SERÁ AUTORIZADO A CRIAR CENTROS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (18/06), em segunda discussão, o projeto de lei 441-A/11, que lista um conjunto de ações de proteção aos idosos no estado. Assinado pela deputada Myrian Rios (PSD), o projeto autoriza o atendimento a maiores de 60 anos em situação de “vulnerabilidade ou risco social” através da criação de locais para a convivência diurna e celebração de convênios entre estado e municípios para a criação de “centros-dia”.
A intenção da parlamentar é garantir que esses idosos sejam estimulados a praticar atividades durante parte do dia. “Hoje há a preocupação governamental com os idosos, mas ainda observamos que eles ficam ociosos. É o que estamos querendo evitar”, afirma.

ESTADO PODERÁ TER SEMANA ESTADUAL DEDICADA A EXAME AUDITIVO
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (18/06), em segunda discussão, o projeto de lei que cria semana dedicada à conscientização sobre a importância do exame de emissões otoacústicas evocadas, ou teste da orelhinha. Ela será celebrada anualmente na semana do dia 26 de setembro (Dia Estadual dos Surdos) e incluirá ações de esclarecimento sobre a importância da avaliação, que diagnostica precocemente a perda auditiva.

De acordo com a autora do projeto 1.112/11, deputada Inês Pandeló (PT), a existência de norma federal que tornou o exame obrigatório (Lei 12.303/10) não teve efeito sobre o numero de oferta do exame, feito em apenas 10% da rede pública de saúde. Ela defende que uma campanha aumentaria esta oferta e poderia garantir o melhor tratamento das crianças com perda auditiva. “O diagnóstico precoce aumenta as chances de correção da surdez, através do uso de um chip e de outras intervenções. O trabalho com a voz, para que as crianças não apresentem a dificuldade de fala característica dos surdos, por exemplo, evita implicações educacionais e até emocionais às quais estão sujeitas as crianças nessas condições, mas depende do diagnóstico”, analisa a parlamentar. “Com o presente projeto espera-se conferir maior efetividade à lei federal no Estado do Rio de Janeiro, de modo que hospitais, maternidades e clínicas sejam mais requisitados a cumprirem o direito à realização do Teste da Orelhinha nos recém-nascidos, já que grande parte deles ainda não possui os equipamentos e profissionais necessários para o exame”, aponta.

OFICINAS DEVERÃO OFERECER CARRO RESERVA EM CASO DE FALTA DE PEÇA
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (18/06), em primeira discussão o projeto de lei 114/11, que obriga oficinas autorizadas e credenciadas no estado a oferecerem carros reserva em caso de ausência da peça original. O veículo deverá ser disponibilizado após dez dias e deverá ser similar ao que está no conserto. O autor da proposta, deputado Dionísio Lins (PP), cita o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) para justificar a medida. A norma prevê em seu artigo 32 que os fabricantes importadores assegurem a oferta de componentes e peças de reposição mesmo por um tempo após cessadas sua produção e importação. “Neste contexto, muitas oficinas afirmam que só poderão repor a peça quando esta chegar em estoque, trazendo constrangimentos a todos. A concessão de um veículo reserva após um prazo de dez dias é nada mais do que uma forma de facilitar aqueles que, por ventura, utilizam seus veículos para trabalho e não possuem sequer seguro”, argumenta.

BEBIDAS ALCOÓLICAS PODERÃO TRAZER LOGO DA LEI SECA
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (18/06), em primeira discussão, o projeto de lei 981/11, que obriga indústrias de bebidas alcoólicas sediadas no estado a inserir em seus rótulos a logomarca da Lei Seca. O projeto é assinado pelo deputado Alexandre Correa (PRB), para quem a menção à operação aumentaria a conscientização quanto aos riscos da combinação bebida e direção. “A presente medida vai de acordo com a política de conscientização criada pela secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro e tem como finalidade evitar o consumo exagerado de bebida alcoólica”, diz.

PAGAMENTOS NÃO AUTORIZADOS DEVERÃO SER ACOMPANHADOS DE JUSTIFICATIVA
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (18/06), em primeira discussão, o projeto de lei 1.516/12, que obriga operadoras de cartões de crédito e débito a justificar negativas nessas modalidades de pagamento. A explicação, diz o texto, deverá ser dada no ato da compra, através da emissão de um relatório. A proposta é assinada pelo presidente da comissão de Defesa do Consumidor da Alerj, deputado Luiz Martins (PDT), para quem a medida garante transparência às operações. “Em diversos casos a pessoa possui crédito e não consegue efetuar suas compras, o que causa momentos de constrangimento e desrespeito, contrariando principalmente o Código de Defesa do Consumidor, que exige informações transparentes aos consumidores”, aponta Martins.

PROJETO PERMITE ACESSO A SÍTIOS NATURAIS POR ÁREAS PRIVADAS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (18/06), em primeira discussão, o projeto de lei 1.857/12, que garante trânsito livre por propriedades privadas que sejam acesso a locais de “interesse para a visitação pública”, como montanhas, praias, rios, cachoeiras, cavernas, etc. O texto, assinado pelo deputado Bernardo Rossi (PMDB), explica que a autorização aplica-se apenas aos locais já tradicionalmente utilizados como rota de acesso; a delimitação de novos caminhos deverá ser estabelecida pelo órgão ambiental do município ou estadual. Rossi diz na justificativa que acompanha a proposta que a intenção é resguardar a prática de montanhismo e turismo de aventura ou ecológico no estado. “Infelizmente, o intenso processo de apropriação privada de áreas naturais, em particular a constituição de loteamentos e condomínios, vem dificultando e, muitas vezes, impedindo, de forma crescente, o acesso dos cidadãos às montanhas e a outros sítios naturais de grande interesse público, o que, não raro, vem gerando conflito entre proprietários privados e esportistas”, salienta.

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...