ASSUNTO: UPAS COMEMORAM DEZ MILHÕES DE ATENDIMENTOS
LOCUTOR: O GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DECIDIU COMEMORAR A MARCA DE DEZ MILHÕES DE ATENDIMENTO REALIZADOS NAS QUARENTA E OITO UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPAs) DO ESTADO, INDO ATÉ A PRIMEIRA A SER INAUGURADA, A DA MARÉ, EM TRINTA E UM DE MAIO DE DOIS MIL E SETE. NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, VINTE E CINCO DE OUTUBRO, O SECRETÁRIO DE SAÚDE, SÉRGIO CÔRTES, VISITOU A UPA DA MARÉ, SITUADA NA COMUNIDADE “VILA DO JOÃO”, NO BAIRRO DE MANGUINHOS, ZONA NORTE DO RIO, MAS QUE ATENDE TAMBÉM OUTRAS DEZESSEIS COMUNIDADES DO ENTORNO.
O MODELO DA UPA FOI CRIADO PARA DESAFOGAR AS EMERGÊNCIAS DOS GRANDES HOSPITAIS, PRESTANDO ATENDIMENTO CLÍNICO E ODONTOLÓGICO, E JÁ FOI LEVADO PARA OUTROS ESTADOS DO BRASIL, COMO ACRE, BAHIA, PERNAMBUCO, MARANHÃO, PARÁ E SÃO PAULO, ENTRE OUTROS. NO EXTERIOR, A ARGENTINA ADOTOU O PROJETO E INAUGUROU A PRIMEIRA UNIDADE EM BUENOS AIRES, EM DEZEMBRO DE DOIS MIL E DEZ, E OUTRAS TRÊS, PELO MENOS, AINDA SERÃO IMPLANTADAS.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU RECENTEMENTE QUE O MODELO SERÁ LEVADO PARA ESTADOS QUE VÃO SEDIAR JOGOS DA COPA DO MUNDO DE DOIS MIL E CATORZE, E QUE AINDA NÃO DISPÕE DO SERVIÇO, AMPLIANDO A ASSISTÊNCIA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NESSAS LOCALIDADES.
CÔRTES FALA DO BOM RESULTADOS DAS UPAS E INFORMA DO CONCURSO PÚBLICO EM ANDAMENTO, PARA SUPRIR A CARÊNCIA DE MÉDICOS.
SONORA: O GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL EM DOIS MIL E SETE, QUANDO DECIDE QUE A PRIMEIRA UPA SERIA AQUI NA COMUNIDADE DA MARÉ, ACHO QUE ERA UMA GRANDE QUEBRA DE PARADIGMA, ONDE VOCÊ ACREDITAVA PIAMENTE QUE A POPULAÇÃO SENDO BEM ATENDIDA NÃO TERÍAMOS NENHUM PROBLEMA. E O QUE NÓS TAMOS VENDO AQUI HOJE, COM DEZ MILHÕES DE ATENDIMENTO, MENOS DE UM POR CENTO DOS PACIENTES ATENDIMENTOS NAS UPAS TODOS OS DIAS, SÃO MAIS DE DEZ MIL PACIENTES ATENDIDOS TODOS OS DIAS, PRECISAM SER TRANSFERIDOS PARA OS HOSPITAIS. ENTÃO VOCÊ VÊ A RESOLUBILIDADE, A CAPACIDADE QUE A UPA TEM DE RESOLVER. O QUE NÓS ESTAMOS ENFRENTANDO E IREMOS ENFRENTAR, PRINCIPALMENTE EM DOIS MIL E DOZE, É AINDA, HOJE O GRANDE DESAFIO NACIONAL, QUE É A FALTA, A CARÊNCIA DE MÉDICO. LANÇAMOS, ESTAMOS AÍ COM UM CONCUR SO PÚBLICO DA FUNDAÇÃO ESTATAL, COM MAIS DE CEM MIL INSCRITOS, OS PROFISSIONAIS COMEÇAM A ENTRAR A PARTIR DE FEVEREIRO, MARÇO.
jornalista/apresentador
rubenn dean paul alws
tels.021.9337.4123 ... 024.9262.0013
emails
assunto governo do estado do rio de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário