Bernardo Rossi

Deputados querem Destacamento dos Bombeiros na Posse
Bernardo Rossi e Marcus Vinícius assinam juntos indicação legislativa

Presentes à inauguração da reforma das instalações do Corpo de Bombeiros em Itaipava nesta quarta-feira (26.10), os deputados estaduais Bernardo Rossi (PMDB) e Marcus Vinícius (PTB) apresentaram ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros e secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, a indicação, assinada por ambos, e que já tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Ro (Alerj), reivindicando um Destacamento do Corpo de Bombeiros para o distrito da Posse. Simões garantiu aos parlamentares apoio à iniciativa e uma visita ao distrito para identificar áreas viáveis para abrigar o destacamento.
De 933 atendimentos prestados ao longo de 2010 pelo 15o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Petrópolis e pelo Destacamento de Itaipava, pelo menos 15% deles ocorreram no distrito da Posse onde residem cerca de oito mil pessoas. Apesar de populosa, a Posse é atendida pelo destacamento do Corpo de Bombeiros de Itaipava, distante 22 quilômetros ou pelos Bombeiros do Batalhão de Petrópolis que precisam percorrer uma distância de 47 quilômetros para acessar o quinto distrito.
- A agricultura e o ecoturismo ainda são as atividades econômicas mais fortes da região, mas a Posse se prepara para receber o Distrito Industrial e há expectativa de mais habitantes, mais trabalhadores e, consequentemente, há a necessidade de mais recursos em prevenção e prestação de socorro", pontua Bernardo Rossi. "São 200 atendimentos, em média, por ano, que os Bombeiros de Itaipava realizam na Posse e cidades vizinhas. Reduzir essa distância e o tempo de socorro significa garantir mais chances de salvar vidas" completa Marcus Vinícius.
A maioria dos atendimentos registrados na Posse são referentes a acidentes de moto e de carro, mas há casos de deslizamentos de terra com soterramento de casas e veículos como em dezembro de 2010. "O Corpo de Bombeiros integrou à frota de Petrópolis, avaliada em R$ 2 milhões, uma escada magirus de última geração, investimento de R$ 2,5 milhões e outras duas viaturas ao destacamento de Itaipava. O treinamento e qualidade da corporação também é indiscutível, mas a distância entre Posse e o Batalhão e o Destacamento, compromete a eficiência no socorro", pontua Bernardo Rossi.
A instalação de um destacamento na Posse significa também aumento da corporação. Hoje, o efetivo dos Bombeiros de Petrópolis, incluindo o destacamento de Itaipava, é de 149 homens. Eles são responsáveis por cobrir os nove mil quilômetros de área da cidade.
- As chuvas de janeiro e de anos anteriores mostraram como os Bombeiros são essenciais para cidade vizinhas como Areal e São José do Vale do Rio Três Rios. Um destacamento na Posse também reduz a distância e tempo do socorro a essas localidades hoje servidas pelos Bombeiros de Itaipava, Três Rios e de Teresópolis", afirma Marcus Vinícius.

jornalista/apresentador
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email
rubenndeanrj@terra.com.br
rubenndeanrj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...