MATERIA DO RIO DE JANEIRO

Rio sedia primeiro encontro técnico do Programa de Resistência às Drogas

Estimativa é que o Proerd afaste 750 mil crianças fluminenses da dependência até o fim do ano


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) comemora 20 anos no Brasil e, para marcar a data, a Polícia Militar do Estado iniciou ontem o I Encontro Técnico Internacional da iniciativa. O evento vai até amanhã e terá a participação de instrutores do Proerd de todo o país que visitarão as iniciativas do Estado e assistirão a palestras.

O programa leva atividades educacionais às salas de aula para prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do ensino fundamental. No Estado do Rio, o Proerd vai atingir a marca de 750 mil crianças salvas da dependência até o fim do ano. No Brasil, são mais de 15 milhões.

Presente à abertura do encontro, que aconteceu no Teatro Carlos Gomes, no centro do Rio, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, destacou que as ações preventivas são fundamentais como política de combate às drogas.

– A Polícia Militar tem um trabalho robusto e objetivo na prevenção que é o Proerd, tanto é que ele se sustenta há 20 anos. Isso é fundamental para, no mínimo, se democratizar a informação sobre a droga. Fico muito orgulhoso de ser o secretário na data em que esse programa completa 20 anos – disse Beltrame.

Coordenadora estadual do Proerd, a major PM Patricia Serra afirmou que o segredo do sucesso do projeto é a educação com o coração. Durante um semestre, os alunos da rede pública assistem às aulas com instrutores, que são policiais militares.

– Os encontros acontecem uma vez por semana, e as crianças acompanham os conteúdos apresentados através de um material didático, chegando a 17 lições. Já são 20 anos, mas ainda temos muito a fazer – afirmou Patrícia.

Visita às Unidades de Polícia Pacificadora

A abertura do encontro contou com a apresentação do coral do Proerd com crianças da Escola Municipal Tasso da Silveira, de Realengo. À tarde, o comandante-geral das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), Rogério Seabra, fez uma palestra sobre a proximidade da pacificação com o Proerd. Hoje, os participantes do encontro farão uma visitação a quatro UPPs. Lá, eles poderão ver como o programa atua dentro das unidades.

– O Proerd atua com a proximidade. É um conjunto de pais, professores e alunos. Saber com a temática e entender que droga quase sempre é uma carência por algo mais – disse Seabra.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook.eddie murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...