materia do rio de janeiro

Formação voltada para o mercado de trabalho estimula a cidadania

Oito escolas estaduais oferecem a modalidade de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional



Estudante do curso de Panificação e Confeitaria do Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata), do Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, em São Gonçalo, Kamilla Bertu, 15 anos, já pratica em casa o que aprende em sala de aula. A jovem, que é aluna de uma das escolas do Estado dedicadas à proposta pedagógica de oferecer Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tem recebido encomendas de pizzas e de cupcakes, minibolinhos que incrementam festas de aniversário e casamentos.

– Acredito que o curso vai contribuir muito para a minha formação. Serei uma profissional com diferencial no mercado porque terei a formação acadêmica e a técnica – disse Kamilla.

Com a proposta de oferecer ao aluno a oportunidade de estudar as disciplinas da Base Nacional Comum (como, por exemplo, Matemática, Física, Química e Biologia) de forma integrada ao conteúdo técnico, as oito escolas administradas pela Secretaria de Educação são cada vez mais procuradas por jovens que buscam ensino diferenciado e mais chances de empregabilidade.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional da Secretaria de Educação, Marcia Moccellin, a procura por vagas nestas unidades de ensino é enorme:

– No ano passado, por exemplo, no Núcleo Avançado em Educação (Nave), que capacita jovens para profissões na área digital, foram 5 mil inscritos para 160 vagas – afirmou Marcia.

Estagiária de uma grande construtora, a aluna do Centro Interescolar Miécimo da Silva, Joseane Caroline Oliveira, de 18 anos, faz parte da primeira turma do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante em Edificações, com formatura prevista para dezembro.

– Descobri com apenas 18 anos o caminho que quero seguir e só tive esta chance fazendo o ensino médio integrado profissionalizante. Agora quero concluir Engenharia Civil – disse a jovem.

Emprego após a conclusão do curso

Recém-formado no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Nata), em São Gonçalo, no curso técnico de Leite e Derivados, Gabriel Almeida foi estagiário de uma empresa de laticínios por três meses e agora trabalha em um laboratório de análise de alimentos. O jovem fez parte da primeira turma do curso, concluído em 2011. O jovem de 18 anos comemora a oportunidade de emprego.

– Estou gostando bastante. Faço a coleta do produto que será analisado no laboratório para verificar a qualidade. Outra área que me interessa é a de produção. Gosto de fazer os vários tipos de queijo, manteiga e requeijão – afirmou.

jornalista.rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...