materia do rio de janeiro




14 milhões

UPAs celebram marca de atendimentos e ganham novos projetos

jornalista
rubenn dean
tel.
021.9337.4123
email
facebook.
eddie murphy 

No dia em que celebrou a marca de 14 milhões de atendimentos e a distribuição de 100 milhões de medicamentos nas 51 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Governo do Estado anunciou três novos projetos para o programa e a construção de uma nova unidade, no Maracanã. O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, apresentou ontem a UPA AVC, a Telemedicina Pediátrica e a Telemedicina do Infarto Agudo do Miocárdio.

Consultoria será feita por tablets

A grande inovação para o atendimento dos pacientes nas UPAs será a telemedicina. Hospitais de referência nos três setores contemplados pelos novos projetos darão consultorias aos médicos das unidades através de tablets. Assim, eles poderão não apenas discutir sobre o caso, como também ver o paciente.

– Nós vamos avançando, melhorando cada vez mais o atendimento, aplicando cada vez melhor o dinheiro público, tendo o apoio do ministro da Saúde, tendo o apoio da presidenta Dilma – disse o governador Sérgio Cabral.

Para o atendimento dos casos de acidente vascular cerebral (AVC), dez unidades da Região Metropolitana se tornarão UPAs AVC, equipadas com tomógrafos. O objetivo é que o diagnóstico de isquêmico ou hemorrágico seja feito o mais rápido possível para que os pacientes recebam os cuidados indicados nas primeiras seis horas após o AVC.

A partir da primeira quinzena de setembro, a primeira UPA já deve receber o projeto da telemedicina pediátrica. Através de uma parceria com o Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira, da UFRJ, os médicos pediatras e enfermeiros das UPAs serão capacitados para otimizar o atendimento e a classificação de risco das crianças.

Outro projeto anunciado e que já deve ser implantado em setembro é o da telemedicina cardiológica. O apoio às equipes das unidades será feito por profissionais do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro.

Nova unidade no Maracanã

Para ajudar no atendimento de emergências durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas, uma UPA será construída no Maracanã.

– Essa unidade vai dar suporte aos procedimentos especializados que passaremos a fazer no Iaserj Maracanã e durante a Copa do Mundo e todos os eventos esportivos – afirmou Sérgio Côrtes.

Além dos novos projetos do Governo do Estado para a UPA, o Governo Federal anunciou repasse de verbas para a Saúde fluminense. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou portarias liberando cerca de R$ 30 milhões para a manutenção de hospitais estaduais e mais R$ 90 milhões, anualmente, para aumentar a capacidade de atendimento de 18 UPAs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...