materia do rio de janeiro

Cinema para Todos já levou 700 mil alunos às salas de projeção

Projeto da Secretaria de Cultura beneficia 27 municípios com a distribuição de vales-ingressos


Cerca de 700 mil alunos da rede estadual de educação já assistiram a filmes nacionais, por meio do projeto Cinema para Todos. O saldo positivo foi destacado ontem pela secretária de Cultura, Adriana Rattes, que esteve presente às sessões especiais do filme À beira do caminho, em um cinema do bairro de Guadalupe, na Zona Norte.

– Nossa meta para esta edição do projeto é que 800 mil alunos assistam a filmes e que 200 mil frequentem cineclubes. Estamos também ensinando os jovens a criar os cineclubes. O projeto é muito positivo: algumas salas de cinema tiveram seu fluxo de público aumentado em 50% através do projeto – disse a secretária.

Durante o evento, cerca de mil estudantes assistiram ao longa do diretor Breno Silveira, que também esteve em cada uma das salas antes da exibição. O subsecretário de Educação, Amaury Perlingeiro, também compareceu.

Chance de conhecer a produção nacional

Silveira ressaltou que a exibição de filmes nacionais gratuitos para estudantes da rede estadual é uma bela iniciativa, que proporciona aos jovens conhecer a realidade nacional, incluindo de regiões do interior do país. Seu filme, segundo ele, retrata a história de um caminhoneiro, que percorre o país.

– Ter o retorno do público de forma tão direta, sentir a reação desses jovens ao ver meu filme é um dos maiores prazeres que um diretor de cinema pode ter – afirmou Silveira, que assina também a direção de Dois filhos de Francisco.

Para Márcia Menezes, diretora do Ciep 173, em Acari, o projeto é uma oportunidade para democratizar o cinema e para estimular o público jovem, que pode conhecer e admirar a produção nacional através da iniciativa.

– Vamos desenvolver atividades pedagógicas para trabalhar o que foi abordado. O À beira do caminho, por exemplo, mostra uma realidade próxima à dos nossos alunos, e vale a pena para eles perceberem que isso pode estar na telona – disse a diretora.

O Cinema para Todos beneficia 27 municípios fluminenses, com a oferta de vales-ingresso de cinema para estudantes e seus familiares. Nas duas primeiras edições do programa, já foram exibidos cerca de 100 filmes nacionais

jornalista. rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!