materia de suma importancia. hoje .


Servidores devem abrir conta até dia 25 para evitar transtornos


O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, e o diretor-presidente do Rioprevidência, Gustavo Barbosa, declararam hoje, em entrevista coletiva, que as 44.454 pessoas que ainda não formalizaram a abertura de suas contas no Bradesco deverão fazê-lo até o dia 25 de janeiro, a fim de evitar maiores transtornos no dia do pagamento. A partir deste mês, o Estado fará todos os seus pagamentos através do Bradesco, como resultado de licitação vencida por aquele banco no ano passado.

O secretário Sérgio Ruy garantiu que todos receberão o seu pagamento, mas terão que formalizar a conta para fazer qualquer movimentação bancária. “Abrir a conta no novo banco evita problemas e facilita a vida do servidor ou do beneficiário, pois ele poderá sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico do Bradesco. Os que não formalizarem a abertura da conta até o dia do pagamento terão de procurar uma agência do banco e apresentar a documentação exigida para poder sacar o dinheiro”, disse.

O processo de abertura de contas no Bradesco foi iniciado em setembro de 2011 e todos receberam cartas avisando sobre o procedimento. Das 456.669 pessoas agendadas, 412.113 já formalizaram a abertura de suas contas e receberão seus pagamentos normalmente na nova conta nas datas previstas. Esse número representa 90,24% do total.

Devem abrir conta no Bradesco os servidores ativos das Administrações Direta e Indireta; os militares ativos da PM e do Corpo de Bombeiros; os inativos e pensionistas segurados do Rioprevidência, independentemente do órgão de origem; os estagiários e bolsistas das Administrações Direta e Indireta, inclusive os menores da FIA; e os cotistas ou beneficiários de pensão alimentícia de servidores do Estado.

Nesse grupo, ainda faltam 36.773 pessoas que não formalizaram a abertura da conta, mas que já estão com os dados corretos para realizar o procedimento, e mais 7.781 pessoas que, caso não abram a conta, receberão através de ordem de pagamento. Todos, porém, terão de abrir sua conta, “pois o Estado só pagará através do Bradesco”, afirmou o secretário.

Para abrir a conta no Bradesco com maior comodidade, os servidores ativos, inativos e pensionistas lotados ou residentes na capital, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá podem comparecer, até o dia 25 de janeiro, no Pólo de Atendimento da Capital, no subsolo do Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, onde terão um atendimento exclusivo.

Os que moram ou trabalham nos demais municípios do Estado ou mesmo fora do Estado devem procurar uma agência do Bradesco na sua cidade, sempre informando sua condição de servidor ativo, inativo, pensionista, bolsista, estagiário ou cotista. Quem quiser procurar uma agência próxima à sua casa poderá fazer a abertura da conta, mas não terá o atendimento exclusivo do pólo da Capital. E os aposentados ou pensionistas que residem em outro país deverão fazer uma procuração para que alguém abra sua conta no Bradesco.

Segundo Gustavo Barbosa, do Rioprevidência, aqueles servidores que estão impedidos de se locomover por doença grave ou acidente devem pedir para um representante ligar para a Central de Atendimento exclusiva ao servidor (0800-882-0202), que vai orientá-lo como proceder. Os aposentados e pensionistas de outros poderes que recebem pelo Rioprevidência também precisam fazer a abertura da conta no Bradesco, pois, segundo ele, o pagamento dessas pessoas é de responsabilidade do Rioprevidência, que é um órgão do Poder Executivo.

Para abrir a conta, o servidor deverá apresentar cópia e original de documento de identidade, que contenha o número do CPF, comprovante de residência (contas de gás, luz ou telefone, por exemplo), além de documento que comprove seu vínculo com o Estado, como contracheque, ou em caso de pensão alimentícia, a decisão judicial. Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800-882-0202 ou no site www.mudancadeconta.rj.gov.br.


TIRE SUAS DÙVIDAS

1 – Quem terá de abrir conta no Bradesco?
A partir de janeiro de 2012, o Estado realizará todos os pagamentos a seus servidores ativos, inativos e pensionistas no Banco Bradesco. Assim, terão de abrir conta no Bradesco todos os servidores civis ativos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo; todos os militares ativos; todos os inativos e pensionistas que recebam pelo Rioprevidência, independentemente do órgão de origem; todos os estagiários e bolsistas da Administração Direta e Indireta, inclusive os menores da FIA; e todos os cotistas ou beneficiários de pensão alimentícia.

2 – Como essas pessoas devem fazer para abrir sua conta no Bradesco?
A abertura da conta é condição essencial para o recebimento da remuneração sem problemas. 90% dos servidores já formalizaram suas contas bancárias. O servidor que ainda não o fez, deve acessar o site http://www.mudancadeconta.rj.gov.br/ ou ligar para a Central de Atendimento exclusiva ao Servidor (0800 882 0202) e se informar do local em que deverá se dirigir. Em ambos os casos, o servidor deverá informar o número do CPF.

3 – Há algum local de atendimento especial para os servidores?
De 3 a 25 de janeiro, estará aberto o Pólo de Atendimento da Capital, no subsolo do Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, para atender os servidores ativos, inativos e pensionistas lotados ou residentes na Capital e cidades vizinhas.

 4 – Como devem proceder os servidores do interior?
Os servidores que moram ou trabalham nos demais municípios do Estado devem procurar uma agência do Bradesco na sua cidade, sempre informando que é servidor do Estado.

5 – E quem mora em outro Estado?
Deve proceder da mesma forma. Procurar uma agência do Bradesco e abrir sua conta, informando ser servidor do Estado.

6 – E se o servidor inativo ou pensionista residir em outro país?
Nesse caso, o servidor deverá fazer uma procuração para que alguém abra sua conta do Bradesco no Brasil. Essa procuração pode ser feita em qualquer representação diplomática do Brasil no exterior.

7 – Qual a documentação necessária para abrir a conta?
O servidor deverá comparecer ao Pólo Capital ou a qualquer agência Bradesco munido de cópia e original de documentos expedidos por órgão oficial ou conselho regulador do exercício profissional e comprovante de residência. Exemplos de documentos: RG: CNH - Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Inscrição nas entidades de classe (exemplos): OAB, CRM e CREA; Carteiras de Identidade Militar; Carteira de Trabalho ou Documento que contenha o número do CPF; e Comprovante de residência, tais como contas de consumo (água, gás, luz e telefone fixo), ou contratos de aluguel, de compra e venda ou de financiamento de imóvel, desde que registrados em cartório.

8 – Servidores que tenham mais de um vínculo com o Estado devem abrir uma conta para cada vínculo?
Não é necessário. O servidor pode reunir todos os seus pagamentos em uma única conta, mas, se preferir, poderá ter contas separadas.

9 - O servidor que já tem conta no Bradesco precisa abrir outra conta?
Para receber o primeiro crédito,  sim. O banco optou pela abertura de uma nova conta para assegurar o recebimento dos benefícios concedidos ao Servidor Público do Estado do Rio de Janeiro. E o Estado vai depositar o pagamento  nessas contas. Após o primeiro crédito de salário, o servidor poderá continuar recebendo nessa conta ou optar por outra que lhe convier.

10 – Se a agência na qual a conta foi aberta ficar muito longe do domicílio e/ou local de trabalho, como o servidor deverá proceder?
O servidor deverá comparecer a uma agência do Bradesco de melhor conveniência e efetuar a abertura de uma nova conta, sempre informando que é servidor do Estado, e solicitar o cancelamento da conta anteriormente aberta.

11 – O servidor que tiver problemas com o CPF poderá abrir sua conta?
Não. Nesse caso, o servidor deverá procurar a Receita Federal para regularizar sua situação. Só depois disso, poderá formalizar a abertura da conta.

12 – E se não houver tempo para solucionar o problema e o servidor não conseguir formalizar a abertura da conta, como ficará o seu pagamento?
O Estado vai pagar a todos os seus servidores ativos, inativos e pensionistas nas datas previstas. Quem tiver aberto a conta, bastará ir ao banco e sacar com o seu cartão. Quem não tiver aberto a conta, deverá formalizar a abertura em qualquer agência Bradesco e sacar na boca do caixa, pois só poderá usar o caixa eletrônico após receber seu cartão. Caso o servidor não possa formalizar a abertura da conta por qualquer motivo, receberá através de ordem de pagamento. Nos dois últimos casos, o servidor deverá comparecer à agência com originais de um documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além de documento que comprove seu vínculo com o Estado, ou seja, contracheque no caso dos servidores ativos, inativos e pensionistas, ou a decisão judicial, em casos como pensão alimentícia.

13 – Se o servidor se recusar a abrir conta no Bradesco, o que acontece?
Todos os que recebem pagamentos do Poder Executivo do Estado deverão abrir conta no Bradesco. Se o servidor preferir, poderá fazer uso da portabilidade e solicitar, através de documento a ser entregue pessoalmente no Bradesco, que seu pagamento seja transferido para o banco de sua preferência. Mas essa transferência só será possível após a abertura de uma conta no Bradesco.

14 – Como fica a questão dos novos servidores?
Todos os servidores nomeados a partir de janeiro de 2012 já abrirão suas contas normalmente no Bradesco, como parte do processo de nomeação. Aqueles nomeados a partir de novembro de 2011 deverão apresentar ao Bradesco Declaração fornecida pelo Órgão em que vai trabalhar.

15 – Como deve proceder o servidor que está impedido de se locomover por doença grave ou acidente para abrir sua conta?
Um representante do servidor deverá ligar para a Central de Atendimento exclusiva ao servidor (0800-882-0202), que vai orientá-lo como proceder.

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
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