ANTIGOS GALPÕES DA CCPL SERÃO IMPLODIDOS
NO DOMINGO

Os antigos galpões da Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), na Avenida Dom Hélder Câmara, em Benfica, serão implodidos no próximo domingo (8/1), às 9h, pelo governo do estado, para dar lugar a 688 unidades habitacionais. A área de 50 mil metros quadrados receberá, além das moradias - incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Manguinhos -, espaços de lazer.
Há cerca de dez anos as instalações da antiga fábrica de laticínios foram invadidas por famílias que lá viviam em condições precárias. Desde maio do ano passado as 1.273 famílias que moravam no local estão sendo reassentadas. Daquele total, 132 já receberam apartamentos no Complexo do Alemão, 207 optaram por compra assistida e/ou indenização e 934 estão recebendo aluguel social.
Serão usados 250 quilos de dinamite para implodir quatro prédios. A implosão vai gerar 80 mil toneladas de entulhos, que serão usados para o aterro do terreno. A operação será acompanhada pela imprensa no Viaduto de Benfica, que será interditado ao tráfego das 8h45 às 9h30. A circulação de trens e metrô também será interrompida.
Os moradores do entorno da antiga fábrica serão retirados de suas casas, por questões de segurança, a partir das 7h. A Defesa Civil e trabalho social do PAC farão uma última checagem às 7h30 pra ver se todas as casas foram realmente liberadas. Os moradores serão recebidos em um ponto de apoio montado na Rua Abdalla Chama. No local, haverá tendas de atendimento com lanche fornecido pelo governo do estado, aguadeiros da Cedae, além de uma unidade do Corpo de Bombeiros. 
A CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito nas principais vias no entorno do Viaduto de Benfica, que será totalmente interditado para a realização da implosão da antiga fábrica da CCPL, no próximo domingo.  A operação de trânsito terá início às 7h e transcorrerá até que o tráfego de veículos  naquele viaduto possa ser realizado de maneira segura. O restabelecimento das condições normais das vias está previsto para as 9h30.
As avenidas Dom Helder Câmara e Democráticos, bem como as ruas Viúva Cláudio e Leopoldo Bulhões, serão cobertas pela operação e receberão um plano semafórico especial, de forma a priorizar a fluidez de trânsito nas vias sugeridas de desvio durante a interdição do Viaduto de Benfica.
A operação de trânsito contará com a participação de 30 agentes de trânsito da Prefeitura, entre agentes da CET-Rio (22) e guardas municipais (8) e com 5 viaturas, bem como a Polícia Militar, que trabalharão para manter a segurança dos motoristas e pedestres, bem como a fluidez das vias previstas para utilização como desvio, de maneira a minimizar os transtornos e assegurar a realização da implosão.
O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área da implosão com câmeras para, em sintonia com o monitoramento de campo, implantar ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.  Painéis de Mensagens Variáveis informarão sobre as condições de trânsito no entorno dos prédios.

materia do rio de janeiro
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email