AVISO DE PAUTA
Atenção , chefe de reportagem
O Ministério da Saúde enviará hoje (5) para o Rio de Janeiro 20 conjuntos de medicamentos e materiais para os municípios mais afetados pelas enchentes na região serrana e no noroeste do estado do Rio de Janeiro. Os conjuntos contêm medicamentos e insumos estratégicos usados em caso de desastres. Ao todo, o Ministério da Saúde enviará 5 toneladas de produtos. A medida faz parte das ações da Força Nacional do SUS.
Imagens do carregamento podem ser registradas pela imprensa a partir das 17h, no galpão da Voetur, empresa contratada para o transporte do material. O galpão fica no Terminal de Carga do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, Brasília. A distribuição dos produtos no Rio de Janeiro terá inicio nesta sexta, dia 6.
Carregamento dos conjuntos de insumos para as áreas afetadas pelas chuvas
Horário: a partir das 17 horas
Local: Terminal de Carga do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, Brasília
Saúde amplia faixa etária para vacinação de Hepatite B
A partir deste ano, pessoas com até 29 anos poderão se vacinar contra essa doença que em 70% dos casos não apresentam os sintomas, mas pode se tornar crônica
O Ministério da Saúde amplia a partir desse ano a faixa etária para vacinação contra a hepatite B. No ano passado, a idade limite para vacinação passou de 19 para 24 anos. Em 2012, o público-alvo será ampliado para pessoas de até 29 anos. A medida vale a partir deste mês. Para isso, em 2011, o Ministério da Saúde ampliou em 163% o quantitativo de vacinas compradas para a hepatite B – 83,2 milhões.
O SUS oferece a vacina para hepatite B para grupos mais vulneráveis, independentes de faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. A utilização da vacina previne hepatite B, possibilitando eliminá-la como problema de saúde pública.
Em 2009, foram confirmados 14.601 casos da doença, totalizando 94.044 casos acumulados entre 1999 e 2009. De acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), a frequência de casos encontrados da hepatite B pode ser considerada baixa no Brasil.
Segundo o Inquérito Nacional de Hepatites Virais, finalizado em 2010, os dados mostram que, no conjunto das capitais brasileiras e no Distrito Federal, o percentual da população entre 20 a 69 anos que tem ou já teve hepatite (prevalência) foi de 0,6 % para o vírus B. Mais de 26 mil pessoas participaram da pesquisa – 6.468 fizeram teste para hepatite A e 19.634 realizaram exames para detectar os vírus B e C. Como a população residente no conjunto das capitais representa 23,8% da população total do país – mais de 45 milhões de habitantes - o estudo é um retrato aproximado da prevalência das hepatites virais no Brasil. A estimativa de prevalência a partir do estudo para a população brasileira geral é de 800 mil pelo vírus B.
A Hepatite B é uma infecção do fígado que nem sempre apresenta sintomas e pode tornar-se crônica. Cerca de 70% dos adultos expostos ao vírus da hepatite B não apresentam sintomas. Somente 30% apresentam os sintomas da forma aguda. Dos adultos infectados cerca de 5% a 10% terão hepatite B crônica, daí a importância da extensão da faixa etária dessa vacina no SUS. A transmissão pode ocorrer pela relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e tatuagens, instrumentos para uso de drogas, acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.
AGENDA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL
Reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra CoelhoLocal: Palácio das Laranjeiras – Rua Paulo César de Andrade, 407 – Parque Guinle - Laranjeiras
assunto:
chuvas nas regiões serrana do estado do rio de janeiro
e a disponibilidade
para evitar
mais catastrofes
nos verões que se aproxima
palavra do governador sergio cabral e demais autoridades presente.
materia em pauta hoje
jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
email
Nenhum comentário:
Postar um comentário