Dep . Est .Bernardo Rossi denuncia Concer ao Ministério Público Federal
Falta de investimentos, previsão de prejuízos e aumento no número de
mortes na BR-040
Documentos como o estudo divulgado esta semana pela Federação das
Indústrias do Estado do Rio (Firjan) serão entregues pelo deputado
estadual Bernardo Rossi (PMDB) ao Ministério Público Federal. "Vamos
apontar ao MPF, que já apura casos isolados como a viabilidade do
túnel da subida da serra, todos os deserviços que a concessionária vem
apresentando desde a concessão, em 1996. Hoje, os 65 mil usuários/dia
da Rio-Petrópolis-Juiz de Fora são submetidos a riscos de acidentes,
falta de comunicação e toda a sorte de prejuízos com engarrafamentos,
falta de manutenção e de iluminação. Descumprimento do contrato,
dilatação de prazos e tentativa de prorrogação da concessão fazem
parte do rol de denúncias que pedirão ainda que o MPF investigue
porque a Agência Nacional de Transportes Terretres (ANTT), a quem cabe
a fiscalização, não se pronuncia sobre a empresa", afirma.
O principal documento - tornado público, inclusive com ampla
divulgação na imprensa - é a pesquisa Firjan e a sombria previsão de
prejuízos de R$ 1,6 milhões para a economia do Estado do Rio nos
próximos nove anos por falta de investimentos na estrada. "O
levantamento inclui 58 mortes em três anos e a possibilidade do número
quase que dobrar até 2021", completa Bernardo Rossi.
Manifestações públicas de entidades feitas por meio da imprensa
apontando para a má conservação da estrada, o não cumprimento de
cláusulas contratuais e a viabilidade econômica e de segurança da nova
pista de subida da serra - avaliada em R$ 830 milhões por 21
quilômetros - também fazem parte do levantamento.
O presidente da Concer, Pedro Jonsson, admitiu em audência pública
realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) que os
recursos para a duplicação da pista de subida da Serra estão atrelados
à prorrogação do contrato da Concer até 2038. A concessão termina em
nove anos, mas a empresa quer se perpetuar em sua administração e
admite que possui somente R$ 240 milhões para a nova pista. A parte
substancial restante deverá vir do governo federal e do reajuste do
pedágio", aponta Bernardo Rossi.
Estão sendo citados ainda documentos do Tribunal de Contas da União
(TCU) que aponta a tarifa de pedágio - hoje a R$ 8 - em valor muito
elevado em contrapartida aos investimentos. O trecho da BR-040 que
será licitado para nova concessão entre Juiz de Fora e Brasília, prevê
uma tarifa máxima de R$ 3,74, três vezes menos do que a estabelecida
entre Rio-Petrópolis-Juiz de Fora.
Túnel pode ser construído sobre aquífero
O Ministério Público Federal já vem apurando, desde agosto, se o
túnel da nova pista de subida - uma obra que segundo a concessionária
é revolucionária - vai comprometer o aquífero de Petrópolis. O túnel
de cinco quilômetros também está sendo avaliado pelo MPF se seria
seguro.
O túnel - o maior em área urbana no Brasil - está orçado em R$ 280
milhões. O MPF baseia suas apurações sobre os dados constantes no
procedimento de licenciamento ambiental do projeto.
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
Falta de investimentos, previsão de prejuízos e aumento no número de
mortes na BR-040
Documentos como o estudo divulgado esta semana pela Federação das
Indústrias do Estado do Rio (Firjan) serão entregues pelo deputado
estadual Bernardo Rossi (PMDB) ao Ministério Público Federal. "Vamos
apontar ao MPF, que já apura casos isolados como a viabilidade do
túnel da subida da serra, todos os deserviços que a concessionária vem
apresentando desde a concessão, em 1996. Hoje, os 65 mil usuários/dia
da Rio-Petrópolis-Juiz de Fora são submetidos a riscos de acidentes,
falta de comunicação e toda a sorte de prejuízos com engarrafamentos,
falta de manutenção e de iluminação. Descumprimento do contrato,
dilatação de prazos e tentativa de prorrogação da concessão fazem
parte do rol de denúncias que pedirão ainda que o MPF investigue
porque a Agência Nacional de Transportes Terretres (ANTT), a quem cabe
a fiscalização, não se pronuncia sobre a empresa", afirma.
O principal documento - tornado público, inclusive com ampla
divulgação na imprensa - é a pesquisa Firjan e a sombria previsão de
prejuízos de R$ 1,6 milhões para a economia do Estado do Rio nos
próximos nove anos por falta de investimentos na estrada. "O
levantamento inclui 58 mortes em três anos e a possibilidade do número
quase que dobrar até 2021", completa Bernardo Rossi.
Manifestações públicas de entidades feitas por meio da imprensa
apontando para a má conservação da estrada, o não cumprimento de
cláusulas contratuais e a viabilidade econômica e de segurança da nova
pista de subida da serra - avaliada em R$ 830 milhões por 21
quilômetros - também fazem parte do levantamento.
O presidente da Concer, Pedro Jonsson, admitiu em audência pública
realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) que os
recursos para a duplicação da pista de subida da Serra estão atrelados
à prorrogação do contrato da Concer até 2038. A concessão termina em
nove anos, mas a empresa quer se perpetuar em sua administração e
admite que possui somente R$ 240 milhões para a nova pista. A parte
substancial restante deverá vir do governo federal e do reajuste do
pedágio", aponta Bernardo Rossi.
Estão sendo citados ainda documentos do Tribunal de Contas da União
(TCU) que aponta a tarifa de pedágio - hoje a R$ 8 - em valor muito
elevado em contrapartida aos investimentos. O trecho da BR-040 que
será licitado para nova concessão entre Juiz de Fora e Brasília, prevê
uma tarifa máxima de R$ 3,74, três vezes menos do que a estabelecida
entre Rio-Petrópolis-Juiz de Fora.
Túnel pode ser construído sobre aquífero
O Ministério Público Federal já vem apurando, desde agosto, se o
túnel da nova pista de subida - uma obra que segundo a concessionária
é revolucionária - vai comprometer o aquífero de Petrópolis. O túnel
de cinco quilômetros também está sendo avaliado pelo MPF se seria
seguro.
O túnel - o maior em área urbana no Brasil - está orçado em R$ 280
milhões. O MPF baseia suas apurações sobre os dados constantes no
procedimento de licenciamento ambiental do projeto.
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
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eddie rubenn dean murphy
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