Estrada
que liga Visconde de Mauá a Maringá vai ganhar asfalto-borracha
Pavimentação ecológica na RJ-122 deu
ao Governo do Estado prêmio internacional inédito
A
malha rodoviária estadual vai ganhar mais uma estrada pavimentada com
asfalto-borracha. Depois da pioneira RJ-122 (Guapimirim-Cachoeiras de Macacu),
a próxima beneficiada será a RJ-151, entre os distritos de Visconde de Mauá, em
Resende, e Maringá, em Itatiaia, na Região do Médio Paraíba, numa extensão de cinco
quilômetros. As obras começam no início do próximo mês e serão executadas pelo
Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de
Obras.
Orçada
em cerca de R$ 11 milhões, a intervenção, inserida no Programa Nacional de
Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), financiado pelo Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID), inclui drenagem, pavimentação, contenção de encostas e
sinalização viária. A conclusão está prevista para o segundo semestre deste
ano. O DER deverá asfaltar, em outra etapa, o trecho entre Visconde de Mauá e a
Ponte dos Cachorros.
O
projeto faz parte do plano de dinamização do turismo, fortalecimento da
economia e mobilidade da população da região, iniciado com a pavimentação do
trecho da RJ-163 entre Capelinha e Visconde de Mauá, entregue em dezembro de
2011. Segundo o subsecretário de Projetos e Urbanismo, Vicente Loureiro, a
pavimentação da estrada de Maringá a Maromba, de pouco mais de três
quilômetros, completará o plano, mas será feita em outra etapa a ser ainda
licitada.
As
obras que criaram a primeira estrada-parque no estado incluíram drenagem,
pavimentação, contenção de encostas e sinalização viária. Ao todo foram
recuperados 18 quilômetros da rodovia, em um investimento dos governos federal
e estadual de R$ 48 milhões.
Outras quatro rodovias
estão na lista
Segundo
o presidente do DER, Henrique Ribeiro, além da estada Mauá-Maringá, outras
quatro já estão na lista para receber a pavimentação ecológica.
–
Vamos usar o asfalto-borracha na RJ-145 (Valença-Barra do Piraí), na RJ-125
(liga a Via Dutra à BR-393) e na RJ-186 (Santo Antônio de Pádua-Bom Jesus do
Itabapoana). São obras para este e o próximo ano – disse Henrique Ribeiro.
Projeto vira referência para o mundo
O
projeto do asfalto-borracha na RJ-122 se tornou referência para o mundo. A
pavimentação dos quase 36 quilômetros entre Guapimirim e Cachoeiras de Macacu concedeu
ao Governo do Estado o Prêmio Mundial de Melhor Obra na categoria Manutenção e
Restauração. O DER-RJ recebeu o troféu da Federação Internacional de Rodovias
(IRF), no último dia 15 de janeiro, em Washington (EUA).
A
obra da RJ-122 é considerada um marco para a engenharia rodoviária nacional. O
material tem durabilidade 50% maior do que a do asfalto convencional, com um
custo 30% menor. Para restaurar a pista, inaugurada em novembro de 2011, o
governo investiu R$ 62 milhões no projeto.
–
Os técnicos pesquisaram por cinco anos, e os resultados superaram as
expectativas. O asfalto comum dura, no máximo, 10 anos, e o asfalto-borracha,
20 anos. Ele diminui o ruído da roda na superfície, e o espaço de frenagem
também é menor. Fizemos uma obra com qualidade superior e menos custo – disse o
presidente do DER.
Massa asfáltica é
composta por cerca de 420 mil pneus
Para
compor a massa asfáltica, cerca de 420 mil pneus de carro de passeio foram
reciclados. Além do destaque na área ambiental, a preservação da fauna local, a
durabilidade, o custo e a segurança para os motoristas contribuíram para o
projeto ser escolhido pela federação, desbancando os concorrentes americanos e
europeus.
–
Após os testes de certificação de qualidade, foi verificado que o DER-RJ
superou todos os limites de qualidade das normas americanas até então
conhecidos – afirmou Ângelo Monteiro Pinto, diretor de Obras e Conservação do
DER.
jornalista
rubenn dean
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