Morro Santa Marta supera expectativas de turistas estrangeiros
Estudo
inédito encomendado pelo Ministério do Turismo mostra o perfil do
visitante e faz um inventário dos atrativos da comunidade
Brasília
(DF) – O turismo no Morro Santa Marta atende ou supera a expectativa de
78,9% dos estrangeiros que visitam o local. A informação é da pesquisa
encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas (FGV)
sobre o turismo em comunidades carentes. O questionário em português,
inglês, francês e espanhol foi aplicado a 400 turistas que visitaram o
morro. A pesquisa mostra o perfil do visitante e faz um inventário dos
atrativos da comunidade. O objetivo é que os dados apurados orientem a
implantação de atividades de cunho turístico, capazes de gerar trabalho e
renda em favelas pacificadas. Veja a pesquisa aqui.
De
acordo com o levantamento, mais da metade (57,2%) dos visitantes
internacionais recomendariam o programa para amigos ou familiares. A
arquitetura responde por 56% das melhores impressões dos entrevistados. O
estudo identificou também o perfil do turista estrangeiro no Morro
Santa Marta. Ele vem principalmente da Europa (42,2%), Oceania (15,3%) e
América Latina (14,2%). Tem idade média de 40 anos e sete em cada dez
deles estão na cidade a lazer, hospedados em resort/hotel/flat, e têm o
terceiro grau completo ou pós-graduação.
Os
homens representam 51,5% dos visitantes e as mulheres 48,5%. A maioria
dos visitantes (85,9%) nunca tinha visitado o Rio de Janeiro, 73,8% está
em viagem com cônjuge/namorada(o), amigo ou grupo de excursão, e 64,4%
tem renda familiar de até R$ 10 mil. Na percepção do visitante, a visita
ao Rio de Janeiro é relativamente segura. Apenas 27,8% afirmaram que se
sentiram um pouco ou muito inseguros na cidade.
O
estudo do Ministério do Turismo revelou, ainda, que é possível ampliar o
ganho econômico da comunidade com a visitação por meio da qualificação e
do empreendedorismo. Atualmente, a maioria (81,4%) dos estrangeiros
gasta até R$ 10, sendo que 61,4% tiveram um gasto máximo de R$ 5. Entre
aqueles que não compraram nada, quase metade (40,6%) considerou a oferta
de produtos pequena e 11,6% reclamaram da falta de higiene.
Inventário
O
estudo identificou também os principais atrativos turísticos
consolidados e potenciais. A Laje Michael Jackson, onde o cantor
americano gravou o clipe da música “They don’t care about us” (“Eles não
se importam com a gente” na tradução) foi apontada como um dos
principais pontos de visitação. O espaço atualmente ocupado pela
organização não governamental Atitude Social ostenta um mosaico com a
imagem de Michel Jackson feita por Romero Britto e uma estátua de bronze
do ídolo pop americano, falecido em 2009.
Outros
atrativos apontados no trabalho são o Cantão, Minas, Casa Luciano Huck,
Lajão Cultural e trilha para o Mirante Dona Marta, com vista para o
Cristo Redentor. Como pontos turísticos a serem desenvolvidos são
destacados o muro de escalada e tirolesa, o paintball, capela Santa
Marta, exposições culturais, a Laje dos Artesão Santa Marta e a
Biblioteca Sol Nascente.
Moradores
Além
dos turistas, participaram do estudo moradores, policiais, lideranças
locais, guias e operadores de turismo. Para a maioria deles, o turismo
cresceu após a pacificação da favela. Segundo os moradores, a vista
privilegiada, a alegria e a hospitalidade do povo figuram entre os
principais atrativos do local.
A
maioria dos entrevistados da favela aponta o idioma como problema a ser
superado e pedem, como uma das principais reivindicações, qualificação.
Em um ponto as opiniões de turistas estrangeiros e moradores coincidem:
ambos consideram que a história local poderia ser mais bem trabalhada
na programação turística.
A
pesquisa faz parte de um programa maior voltado para a visitação das
UPPs e inclui as comunidades da Rocinha, do Morro do Borel, Chapéu
Mangueira e Babilônia. O turismo em áreas carentes é uma realidade
mundial. Soweto, na África do Sul, recebe 415 mil turistas por ano e os
“Townships Tours”, como são conhecidas as visitas às comunidades pobres,
são a terceira atração mais procurada da África do Sul.
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
Nenhum comentário:
Postar um comentário