Esgoto tratado vai irrigar lavouras na Região dos Lagos

Esgoto tratado vai irrigar lavouras na Região dos Lagos


A Secretaria do Ambiente prepara um projeto-piloto para garantir que o esgoto despejado na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, beneficie proprietários rurais. A iniciativa é uma experiência inédita de Economia Verde no país e pretende contemplar os agricultores ao desviar o esgoto tratado para ser usado na irrigação de lavouras.Os efluentes são compostos de nutrientes que podem ser utilizados na fertilização de terras. Aprovado pelo Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental), o projeto receberá R$ 7 milhões.

De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, a alternativa também solucionará dois problemas: a proliferação de algas e a diminuição da salinidade das águas da Lagoa de Araruama, que afastam do habitat peixes de grande valor comercial. O projeto-piloto vai ser iniciado nas cidades de São Pedro da Aldeia e Iguaba.

– Estamos melhorando a Lagoa de Araruama, que já recebeu investimentos, e também a agricultura, que será beneficiada com água doce para irrigação de propriedades rurais e nutrientes para a fertilização – disse Minc.

A iniciativa contará com o apoio da Secretaria de Agricultura, que auxiliará no trabalho de identificação das propriedades rurais, além das prefeituras e de concessionárias de água. A previsão é de que o acordo seja oficializado em fevereiro.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...