Mapa do emprego no Rio prevê 200 mil vagas este ano

Mapa do emprego no Rio prevê 200 mil vagas este ano

Construção civil, serviços e comércio são as áreas que mais vão contratar


Os grandes eventos que o Rio de Janeiro vai abrigar a partir deste ano já começam a refletir de forma direta no mercado de trabalho. Estimativa da Secretaria de Trabalho e Renda, a partir de dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que, em 2013, serão gerados cerca de 200 mil empregos formais no estado. O número é superior às 165 mil vagas criadas de janeiro a novembro de 2012.

As áreas de construção civil, serviços e comércio devem concentram as contratações. Entre os profissionais mais requisitados, estão vendedor do comércio varejista, servente de obras, pedreiro, auxiliar de escritório, operador de caixa e assistente administrativo. Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Paulo Novaes, a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude vão ter como consequência direta a geração de mais empregos no estado este ano, especialmente no setor de serviços.

– O Rio tem andado na vanguarda da empregabilidade no Brasil, chegando a superar São Paulo, em alguns períodos. A construção civil também tem surpreendido muito. É um setor que está sempre crescendo, sem declínio da empregabilidade – afirmou Novaes.

Descentralização da economia

A área de construção civil é a que possui maior carência de profissionais, em função de uma demanda acima da expectativa. De acordo com a Secretaria de Trabalho, devem ser abertos 40 mil novos postos no setor.

– O Rio passa por um processo único de desenvolvimento em sua história, que abrange um amplo leque de descentralização da economia. Além do petróleo, que ainda é o carro-chefe da economia no estado, temos o crescimento de outras indústrias – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...