NA TV ALERJ, PRESIDENTE DO TCE ANUNCIA INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

NA TV ALERJ, PRESIDENTE DO TCE ANUNCIA INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

REPÓRTER
RUBENN DEAN

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Junior, inicia sua nova gestão determinado a dotar o TCE de ferramentas que permitam a criação do processo eletrônico. Para alavancar o salto tecnológico, Jonas Lopes afirma, no programa “TCE-RJ Notícias” da TV Alerj (Canal 12 da NET), que vai ao ar nesta sexta-feira (11/01), às 22h, que investirá na criação do projeto Fábrica de Softwares, para desenvolvimento de programas e instrumentos que permitam, entre outras coisas, o relacionamento processual do Tribunal com municípios por meio eletrônico. “A grande saída é a tecnologia para agilizar o procedimento de uma Casa que julga 120 mil processos por ano”, destaca Jonas Lopes.Mas, os planos para a segunda gestão na Presidência ainda incluem investimento pesado na capacitação de técnicos do tribunal e de prefeituras, através da Escola de Contas e Gestão (ECG). No programa, que terá reprises no sábado (12/01), às 12h, e no domingo (13/01), às 21h, Jonas Lopes ressalta que o esforço pela capacitação já resultou no aprimoramento de mais de oito mil gestores anualmente. “O processo de regionalização dos cursos seguirá por 2013 e 2014. O trabalho na ECG aflorou nos processos. Das contas que apreciamos dos 91 municípios, só quatro tiveram parecer prévio contrário”, observa, lembrando que, hoje, o TCE, “sem deixar de focar sua missão de fiscalizar as contas dos gestores”, busca, acima de tudo, orientá-los.
No programa, o presidente faz um alerta aos prefeitos que encerraram seus mandatos deixando para trás contas abertas, dívidas, saúde precária e montanhas de lixo: “O Tribunal de Contas não descansará enquanto não for a município por município onde ocorreram denúncias”. Aberto ao debate, Jonas Lopes disse discordar da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tramita na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para que secretários assumam o papel de ordenadores de despesa. “A Alerj tem sido uma grande parceira, mas achei a proposta um pouco equivocada porque livra o prefeito e transfere a responsabilidade para o secretário. É uma discussão que ainda haverá pela frente”, pontuou.

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...