matéria do rio de janeiro


Detro investe em tecnologia para aumentar rigor na fiscalização

Em 15 dias, agentes vão começar a utilizar tablets para registrar as infrações e aplicar multas

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) está investindo em tecnologia para aumentar o rigor na fiscalização, conceder mais transparência ao trabalho dos fiscais e ampliar o número de apreensões de veículos coletivos que circulam irregularmente no Rio. Em 15 dias, os agentes vão começar a utilizar tablets para registrar as infrações e aplicar multas. Através dos microcomputadores portáteis, eles também terão acesso aos cadastros dos motoristas e veículos no sistema do Detran-RJ e da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Viaturas contam com câmeras internas

O uso do tablet não é o único elemento utilizado para apoiar a fiscalização e conceder melhores condições de trabalho aos fiscais. O órgão também está instalando quatro câmeras nas viaturas: duas internas voltadas para os agentes, uma direcionada para a movimentação à frente do veículo e outra, no vidro traseiro, proporcionará controle do trânsito. As imagens geradas pelos dois equipamentos serão enviadas em tempo real e armazenadas no Centro de Controle de Operadores da Corregedoria Interna do Detro.

– Estamos deixando o bloco e a caneta de lado, e a fiscalização está sendo firmada com ferramentas modernas. Com o tablet, o agente poderá fotografar a infração. Os fiscais vão poder consultar ainda uma base de imagens dos veículos para ver se ele foi alterado e checar a fotografia dos permissionários – disse Roberto Richter, chefe de gabinete do Detro.

O Detro Digital também engloba a criação do novo site do departamento. Em breve, será possível recorrer de multas pela página.

Mais reboques e depósitos próprios

Nesta nova fase, o Detro também terá reboques e depósitos próprios. Atualmente, o departamento utiliza os espaços e veículos do Detran. A licitação para 20 reboques e quatro depósitos termina hoje. Os pátios, com capacidade para 800 automóveis cada, ficarão na Baixada Fluminense, Niterói ou São Gonçalo, e dois na capital, sendo na Zona Oeste.

– Os reboques terão GPS e os depósitos serão monitorados com câmeras. O veículo será fotografado assim que chegar. Ele só poderá ser liberado após pagamento das taxas e com a autorização eletrônica de um funcionário do Detro – afirmou Richter.

Segundo ele, o Detro já testou e aprovou um software israelense que controlará as empresas de ônibus em tempo real. O programa capta o GPS do coletivo, identificando se ele está fora do itinerário, atrasado ou sem vistoria.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...