matéria do rio de janeiro


Detro investe em tecnologia para aumentar rigor na fiscalização

Em 15 dias, agentes vão começar a utilizar tablets para registrar as infrações e aplicar multas

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) está investindo em tecnologia para aumentar o rigor na fiscalização, conceder mais transparência ao trabalho dos fiscais e ampliar o número de apreensões de veículos coletivos que circulam irregularmente no Rio. Em 15 dias, os agentes vão começar a utilizar tablets para registrar as infrações e aplicar multas. Através dos microcomputadores portáteis, eles também terão acesso aos cadastros dos motoristas e veículos no sistema do Detran-RJ e da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Viaturas contam com câmeras internas

O uso do tablet não é o único elemento utilizado para apoiar a fiscalização e conceder melhores condições de trabalho aos fiscais. O órgão também está instalando quatro câmeras nas viaturas: duas internas voltadas para os agentes, uma direcionada para a movimentação à frente do veículo e outra, no vidro traseiro, proporcionará controle do trânsito. As imagens geradas pelos dois equipamentos serão enviadas em tempo real e armazenadas no Centro de Controle de Operadores da Corregedoria Interna do Detro.

– Estamos deixando o bloco e a caneta de lado, e a fiscalização está sendo firmada com ferramentas modernas. Com o tablet, o agente poderá fotografar a infração. Os fiscais vão poder consultar ainda uma base de imagens dos veículos para ver se ele foi alterado e checar a fotografia dos permissionários – disse Roberto Richter, chefe de gabinete do Detro.

O Detro Digital também engloba a criação do novo site do departamento. Em breve, será possível recorrer de multas pela página.

Mais reboques e depósitos próprios

Nesta nova fase, o Detro também terá reboques e depósitos próprios. Atualmente, o departamento utiliza os espaços e veículos do Detran. A licitação para 20 reboques e quatro depósitos termina hoje. Os pátios, com capacidade para 800 automóveis cada, ficarão na Baixada Fluminense, Niterói ou São Gonçalo, e dois na capital, sendo na Zona Oeste.

– Os reboques terão GPS e os depósitos serão monitorados com câmeras. O veículo será fotografado assim que chegar. Ele só poderá ser liberado após pagamento das taxas e com a autorização eletrônica de um funcionário do Detro – afirmou Richter.

Segundo ele, o Detro já testou e aprovou um software israelense que controlará as empresas de ônibus em tempo real. O programa capta o GPS do coletivo, identificando se ele está fora do itinerário, atrasado ou sem vistoria.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...