matéria do rio de janeiro.

Governo plantará 34 milhões de mudas até 2015

Reflorestamento compensará a emissão de gases de efeito estufa resultante dos grandes eventos

O Governo do Estado vai plantar cerca de 34 milhões de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nas cidades fluminenses até dezembro de 2015. A meta supera o compromisso olímpico de cultivar 24 milhões de árvores. A ideia é compensar a emissão de gases que provocam o efeito estufa durante os Jogos de 2016. Dados da Secretaria do Ambiente e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) mostram que 540 mil exemplares já foram plantados e 15,2 milhões estão em processo de plantio, desde outubro de 2009, quando o acordo foi firmado.

Para incentivar esse programa, o Estado está investindo cerca de R$ 10 milhões. Parte desses recursos será usada na criação de 15 viveiros de mudas, que serão implantados em cidades do Noroeste Fluminense. A previsão é de que sejam criados, no Rio, cerca de 5 mil empregos diretos em setores que incluem a criação de mudas, plantio e manutenção. Só as empresas que integram o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) têm obrigação de repor, aproximadamente, 6 milhões de árvores.

– Queremos dobrar a área de Mata Atlântica em 20 anos. Nosso plano considera a manutenção e conservação da biodiversidade, a recuperação de bacias hidrográficas e a geração de renda – disse o secretário do Ambiente, Carlos Minc.

A maior parte do reflorestamento será feito por empresas privadas, como contrapartida ambiental à sua atuação. A secretaria prevê que sejam plantadas 4,4 milhões de mudas.

– Nossa ideia é criar no estado corredores verdes, dando prioridade às regiões onde há espécies de animais ameaçadas – afirmou a vice-presidente do Inea, Denise Rambaldi.


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!