Pezão e Mustrangi participam do simulado de mobilização comunitária no Independência e Taquara




O prefeito Paulo Mustrangi recebeu na manhã do último domingo (28) o vice-governador Luis Fernando Pezão e o secretário de Estado da Defesa Civil, Cel. Sérgio Simões,  no núcleo da Guarda Municipal, situado no bairro Alto Independência, para a realização do quinto simulado do Sistema de Alerta e Alarme por Sirene de Petrópolis. Cerca de 90 voluntários, funcionários da Prefeitura e da Defesa Civil do Estado participaram da ação.

A área é a sexta a ser inserida no projeto de prevenção e contou com maior participação dos moradores durante os exercícios de simulação. Mais de 40 mil moradores vivem nessa região, que possui muitas encostas e áreas de risco.

Tanto o vice-governador, como Mustrangi garantiram à população que continuam os esforços para acelerar a liberação de mais recursos federais e estaduais para fazer face a todas as necessidades enfrentadas pelas cidades da Região Serrana, duramente atingida nas chuvas de janeiro passado.

“O sistema de alerta é algo imprescindível para uma cidade como Petrópolis. Tenho certeza que sua utilização será valiosa durante o período de chuvas. Nós sempre trabalhamos com a prevenção e tenho certeza que o sistema de alerta será mais uma ferramenta de grande valia para os moradores das áreas de risco”, disse Mustrangi.

Paralelamente, deixaram claro que prevenção é a palavra-chave para minimizar novos danos. O próprio êxito do Sistema de Alerta e Alarme por Sirene depende da participação ativa da comunidade, disseram.

O vice-governador assistiu a um vídeo sobre o funcionamento do sistema, que em Petrópolis contará com 18 torres, cada uma com oito sirenes, em dez comunidades selecionadas dentre as áreas mais atingidas pelas chuvas nos últimos anos. Em seguida, Pezão acionou as sirenes que indicam aos moradores o momento de deixarem suas casas e buscarem os pontos de apoio - conforme orientação dada nos treinamentos. 

Para acompanhar o exercício de um ponto com maior visibilidade, o prefeito e o vice-governador se deslocaram até uma escola situada num ponto mais elevado.

Também participaram do simulado a secretária Chefe de Gabinete, Sheila Guimarães; o secretário de Meio Ambiente, Leandro Viana;  o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Luiz Eduardo Peixoto; além de representantes da Cruz Vermelha, da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER), do Inea e outras autoridades estaduais e municipais ligadas à Defesa Civil. 

Foram distribuídas milhares de cartilhas ilustradas, explicando como funciona o Programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro. Maiores informações sobre esse programa, e sobre o Sistema de Alerta e Alarme por Sirene, podem ser encontradas no site www.defesacivil.rj.gov.br 

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tels.021.9337.4123 ... 021.8125.9534 ... 024.9262.0013
emails
rubenndeanrj@gmail.com
rubenndeanpaulalws@yahoo.com.br
rubenndeanrj@globomail.com


--