GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Assessoria de Imprensa
1º de dezembro de 2011


Missão oficial do governador Sérgio Cabral a Nova York
30 de novembro a 2 de dezembro de 2011


Cabral: Citibank será parceiro do Rio em investimentos na área de infraestrutura
Governador diz que nova lei de Parcerias Público-Privadas permitirá ao Estado investir R$ 1 bilhão por ano em obras como hospitais, escolas e estradas


NOVA YORK – O governador Sérgio Cabral afirmou nesta quinta-feira (01/12) que o CitiGroup investirá, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), em obras de infraestrutura no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito após reunião com o presidente mundial do banco, Vikram Pandit, na sede da instituição, em Nova York. O Citigroup é uma das maiores instituições financeiras do mundo e está presente em mais de mil cidades de 160 países, inclusive no Brasil, onde atua desde 1915.

– O presidente do CitiGroup se dispôs a ser parceiro do nosso governo nas PPPs que vamos fazer no estado. Ele conhece a nova lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio, pela qual nós vamos investir R$ 1 bilhão por ano em infraestrutura e, vendo a performance fiscal do nosso governo, declarou-se interessado em financiar essas PPPs. Serão várias obras, como hospitais, sobretudo na Baixada Fluminense e na Zona Oeste, colégios de ensino médio em áreas carentes, novos presídios, e reforma e construção de estradas. Enfim, temos um novo universo de investimentos com essa lei. E é muito interessante perceber como o Governo do Estado está sendo visto por um banco da dimensão internacional do Citibank. Isso mostra a credibilidade que têm hoje as finanças públicas do Rio de Janeiro – disse Cabral.

Mais cedo, o governador encontrou-se com o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, com quem trocou informações em áreas como segurança pública, saúde, transportes, educação e turismo. Ele convidou o prefeito a participar da conferência ambiental Rio +20, no ano que vem.

– Eu fiz questão de convidar o prefeito Michael Bloomberg para estar presente na Rio + 20. Ele é presidente da C40, uma organização que reúne as 40 maiores cidades do mundo e que debate o desenvolvimento sustentável e é muito importante que este grupo esteja presente na Rio +20, por intermédio do seu presidente – disse Cabral.
O último compromisso do governador nesta quinta-feira foi um almoço com os empresários Donald e Ivanka Trump, na sede do grupo Trump. Eles conversaram sobre possíveis investimentos no Rio de Janeiro. Criada em 1980, a Trump Corporation opera negócios nos ramos hoteleiro, de entretenimento – com a administração de campos de golfe, por exemplo, e no setor imobiliário.



--
 
jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tels.021.9337.4123 ... 021.8125.9534 ... 024.9262.0013
emails
rubenndeanrj@gmail.com
rubenndeanrj@globomail.com