dia mundial de luta contra a aids.

HIV: Epidemia de aids está estabilizada no Brasil


Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Para fazer o download do arquivo de áudio, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar Destino Como..."


Roteiro:rubenn dean ... email.rubenndeanrj@gmail.com ... tel 021.9337.4123



Tempo de áudio - 2min2seg
LOC/REPORTER: A epidemia de aids está estabilizada no Brasil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira no Boletim Epidemiológico aids/DSTs 2011.  A publicação mostra que, no caso de transmissão do vírus HIV da mãe para o bebê, por exemplo, o número de episódios de contaminação caiu 41 por cento entre 1998 e 2010. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a queda significativa desses casos pode ser explicada pelo maior acesso das gestantes aos testes rápidos de HIV. O ministro prevê uma queda ainda maior com as ações de prevenção do programa Rede Cegonha.

TEC/SONORA: ministro da Saúde – Alexandre Padilha
"A Rede Cegonha distribuí 4,5 milhões de testes rápidos lá nos centros de saúde, nos postos de saúde, em cada canto do País, já no pré-natal, para fazer o diagnóstico rápido durante o pré-natal, começa com a medicação durante a gestação, faz a medicação durante o parto e para o bebê e com isso reduz o risco de transmissão de uma gestante para o seu bebê."
LOC/REPÓRTER: O boletim do Ministério da Saúde aponta ainda que, nos últimos doze anos, a quantidade de casos notificados de aids baixou 17 por cento no Brasil. O ministro Alexandre Padilha esclarece que a rede pública de saúde foi estruturada para que todas as cidades contem com os serviços de prevenção: 
TEC/SONORA: ministro da Saúde – Alexandre Padilha
"Através da estruturação dos serviços dos pequenos municípios, serviços regionais, nós conseguimos fazer o diagnóstico e a notificação mais precoce. Por isso as campanhas usando mídias que chegam nos pequenos municípios, o reforço da capacitação dos profissionais, que atuam nesses pequenos municípios pode ser decisivo para que a gente possa reduzir a transmissão. "
LOC/REPÓRTER: De acordo com dados do Ministério da Saúde, 95 por cento da população brasileira sabem como evitar o contágio pela aids. No entanto, como o número de casos permanece crescendo entre os jovens, o reforço da prevenção continua sendo fundamental.
Reportagem, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...