RIO 2016 / OLIMPIADAS NO RIO DE JANEIRO ...RIO LONDRES.

Rio 2016™ lança fonte inspirada no logotipo e começa a construir a identidade visual dos Jogos

Foram 8 meses até a criação dos 5448 caracteres que carregam a essência da marca dos Jogos Rio 2016™
 
jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy

O desenvolvimento da fonte proprietária, que será utilizada em mensagens-chave dos Jogos, foi fruto de um trabalho global. Sua criação foi inspirada nas letras e números do logotipo Rio 2016™ e na essência dos Jogos, paixão e transformação, que une as marcas olímpica e paralímpica.

O conceito tipográfico é assinado pela equipe brasileira da Dalton Maag, uma das maiores empresas de design de fontes do mundo, que trabalhou em conjunto com o estúdio de Londres, na etapa de engenharia da fonte. O consultor brasileiro Gustavo Soares, especialista em tipografia, foi contratado para ser a interface técnica entre a equipe de Design do Rio 2016™ e a Dalton Maag Brasil.

Como diferentes fontes poderiam ser criadas a partir do logotipo, a equipe utilizou a essência da marca Rio 2016™ como parâmetro para a escolha do conceito de design final. No total, foram realizados 23 estudos, em 8 meses de trabalho, até a criação dos 5448 caracteres. Os conceitos da marca Rio 2016™ deveriam estar presentes desde o desenho de cada acento até a forma das ligaturas.

Além disso, um olhar atento à cidade do Rio de Janeiro também foi inspiração para o grupo. O calçadão de Copacabana está presente nas letras 'm' e 'n' e a letra 'r' lembra a Pedra da Gávea. As letras são desenhadas com um único traço contínuo, num movimento ágil e fluido para sugerir o movimento dos atletas. Ao mesmo tempo, a variedade das curvas que está presente nas letras traduz a paisagem carioca.

Fábio Hagg, designer da Dalton Maag, destaca o aspecto de legado para o mercado brasileiro de design: “Como brasileiro apaixonado por tipografia, projetar a fonte para o Rio 2016™ foi um trabalho dos sonhos. Além disso, este é um marco importante para o design no Brasil – é um ótimo exemplo de como os type designers podem trabalhar em conjunto com os designers gráficos, contribuindo para fortalecer uma identidade", explica.

A Diretora de Branding do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Beth Lula destaca que criação da fonte é um importante legado dos Jogos. “A criação de uma fonte proprietária vai eternizar as marcas e a essência dos Jogos, além de ser uma grande valorização do design brasileiro”, diz.

O maior legado deste projeto é comprovação da importância de uma fonte proprietária, que é capaz de fortalecer qualquer projeto de design com a ampliação do seu conceito em cada palavra escrita. Para a construção da fonte, o Rio 2016™ investiu no design brasileiro em um rico processo de colaboração, que pode ser visto como referência em futuros projetos desta natureza no Brasil. Com a criação da fonte, a personalidade sintetizada no logotipo Rio 2016™ estará presente em toda a comunicação visual dos Jogos.

Sobre a Dalton MaagCom 20 anos de experiência no design de fontes, o escritório inglês Dalton Maag emprega um time international de 38 pessoas de 11 nacionalidades através de estúdios em Londres, Áustria e Brasil. Em sua lista de clientes estão marcas como O Boticário, Nokia, Toyota e BMW.

A Dalton Maag sempre atua como um time global. Os projetos são enriquecidos pela diversidade cultural e de experiências. O conceito de design da fonte Rio 2016™ nasceu no Brasil, mas cresceu e amadureceu graças à troca de ideias e à colaboração constante com o time da matriz, em Londres.


Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016™ e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung and Visa.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ tem cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Ernst & Young Terco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...