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Concer anuncia reforma do trecho da BR-040 que registra maior número
de acidentes

Repórte
Rubem de Paula


No dia seguinte ao tombamento da carreta que provocou dez quilômetros
de engarrafamento na pista de subida da Serra, no Km 96, nesta
segunda-feira (15/10), o vereador Baninho (PSD) esteve com
representantes de entidades ligadas ao transporte de cargas, da
Polícia Rodoviária Federal e da Viação Única em uma reunião com Pedro
Jonsson, presidente da Concer, concessionária que administra a BR-040,
no trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora. Uma das reivindições foi a
instalação de radares em pontos estratégicos, especialmente no trecho
onde ocorreu o primeiro tombamento desta semana (já que na
quinta-feira (18.10) outra carreta tombou no Km 78 na descida da
Serra), e que somente este ano foi palco de sete acidentes, sendo um
com morte. Através de ofício, Baninho solicitou à PRF o encaminhamento
do pedido de instalação dos radares à concessionária que administra a
rodovia.
O objetivo era apontar e estudar soluções para os constantes acidentes
na BR-040, que este ano provocaram aproximadamente 40 tombamentos de
carretas e 15 mortes. O Km 96, onde há um desnível da pista, concentra
o maior número de casos de carretas tombadas e foi, portanto, um dos
principais pontos abordados na reunião agendada por Baninho. “Este
trecho é bastante crítico e fica claro que trata-se de um problema
pontual que precisa ser resolvido”, afirma o vereador, que recebeu do
presidente da Concer a garantia de reformas no local. “Ele se
comprometeu a destinar engenheiros para fazer um estudo detalhado do
trecho, que tem um desnível e acaba jogando os veículos para fora da
pista. Por conta do peso, as carretas acabam tombando. Após o estudo
serão feitas obras para acabar com este problema”, diz Baninho, que
não recebeu prazo para a realização do serviço.
O representante da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM),
Jorge Lisboa, reuniu dados e notícias publicadas nos principais
jornais da cidade para levar aos representantes da Concer, Pedro
Jonsson e a gerente da concessionária, Claudia Machado. Ele afirma que
apesar de ter enfrentado resistência, o resultado foi positivo. “Eles
têm ciência das estatísticas de acidentes, mas tentam jogar a culpa
toda para cima dos motoristas e caminhoneiros. Como se comprometeram

agora a fazer alguns reparos e melhorias, como a instalação dos
radares, vamos ver se estes índices serão reduzidos e de quem é a
responsabilidade pelos acidentes”, diz o caminhoneiro com 30 anos de
experiência.
Sinalização, segurança e rapidez no atendimento em casos de acidentes,
como o de segunda-feira, no qual a retirada total da carreta e da
carga só foi efetuada mais de 10 horas depois, foram alguns dos pontos
tratados no encontro. Pedro Jonsson falou sobre a possibilidade da
realização de campanhas periódicas de conscientização próximo ao
pedágio. A proposta também tem como objetivo traçar o perfil do
caminhoneiro que frequenta a BR-040.
Além do representante da ABCAM, estavam presentes o presidente da
Associação Fluminense de Transportes de Carga (AFTranscar), Isac de
Oliveira; o representante do Transportes Salvini, Carlos Augusto
Ferreira; o agente Goulat, da PRF; o representante da Viação Única,
José Antonio Peixoto; a psicóloga que atua na área de transportes,
Rosemar Lisboa; e o presidente do Pjus (Partido pela Justiça Social),
Jorge de Jesus Francisco, o Zito.

jornalista.rubenn dean
tel.021.9337.4123
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