matéria do rio de janeiro

Processo de pacificação já beneficia mais de 500 mil pessoas
Vinte e oito UPPs instaladas mudaram a vida de moradores de 175 comunidades do Estado

 
A ocupação dos complexos de Manguinhos e do Jacarezinho, na Zona Norte, é mais um importante passo dado pelo governo rumo à pacificação do Rio de Janeiro. Até dezembro, a Secretaria de Segurança instala em Manguinhos a 29ª Unidade de Polícia Pacificadora do estado, que atenderá as comunidades de Mandela e Varginha. Em janeiro de 2013, é a vez do Jacarezinho ganhar a sua unidade, a 30ª do Rio de Janeiro. 
– O processo pacificação cada vez mais afunila e encurrala as opções dos marginais. Isso é muito importante. Estamos num processo de diminuição do poder paralelo no Rio. Isso não se dá da noite para o dia. Mas hoje celebramos mais um passo na direção da paz plena – disse o governador Sérgio Cabral.

Atualmente, o estado conta com 28 UPPs em funcionamento, beneficiando mais de 500 mil pessoas de 175 localidades. A primeira comunidade a receber uma unidade foi o Santa Marta, em dezembro de 2008. A mais recente foi a da Rocinha, instalada em setembro.

Para o comandante-geral das UPPs, coronel Rogério Seabra, ao resgatar os territórios que durante muito tempo abrigaram atividades criminosas, o Estado está levando não apenas paz para a população das comunidades, como uma ampla mudança de vida, com oferta de serviços e oportunidades.

– O processo está de tal maneira legitimado que as pessoas que não têm UPP pedem. Isso é sinal de credibilidade, de que a população acredita no projeto. E estamos motivados a ampliar – afirmou Seabra.

Reforço com a Cidade da Polícia


O processo de pacificação na área de Manguinhos e Jacarezinho ganhará um importante reforço com a Cidade da Polícia. Previsto para entrar em funcionamento em março de 2013, o espaço abrigará 15 delegacias especializadas, além de outros órgãos da Polícia Civil, como a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e o Esquadrão Antibombas.

O complexo de dez prédios está sendo erguido no terreno da antiga gráfica da Souza Cruz, no Jacaré. A Cidade da Polícia contará com setor de segurança e controle, estande de tiros, canil e Unidade de Monitoramento e Inteligência (UMI).

– Parte do treinamento da Acadepol será feito no estande de tiros importado usado pelo FBI. A montagem já começou. Também teremos um ambiente cenográfico para treinamento – explicou Sérgio Caldas, subchefe administrativo da Polícia Civil.

Registro de ocorrências 

A Cidade da Polícia também se tornará a Central de Flagrantes das delegacias especializadas reunidas no local. O Departamento Geral de Polícia Especializada é outro órgão que passa a funcionar no local.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...