matéria de petrópolis rj

Alunos do Alto da Serra recebem treinamento para fortes chuvas

Repórte
Rubem de Paula


A Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), realizou na manhã desta quinta-feira (18/10), o sexto exercício de conscientização nas escolas do município. O simulado, que é referente ao treinamento do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes, envolveu mais de 280 alunos da Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva, no Alto da Serra.

“Agradeço ao trabalho dos estudantes que representaram a liderança comunitária, agentes de Defesa Civil e os próprios moradores das comunidades. A participação efetiva dos alunos foi determinante para o sucesso do treinamento, onde muitos deles simularam resistência e dificuldades de locomoção. O objetivo é passar um pouco do nosso dia a dia para as pessoas e multiplicar estas informações”, disse o assistente de operações da Defesa Civil, Ricardo Branco.

E acrescentou: “De fato, a sirene é uma novidade para o povo petropolitano, mas sozinha ela não salvará vidas. Por esse motivo precisamos treinar bastante para saber como proceder em momentos críticos. Até hoje, já conseguimos capacitar cerca de 1.400 alunos das escolas municipais”.

Durante o simulado, as salas de aula representaram imóveis em risco e diversas situações foram criadas no exercício como moradores enfermos, impossibilitados de locomoção, e pessoas que se recusaram a sair da residência. Antes do acionamento das sirenes, os alunos que ficaram responsáveis pelo deslocamento dos estudantes até o ponto de apoio sinalizaram os corredores da escola com placas indicativas.

A diretora-adjunta, Simone Mello, destacou a importância das sirenes. “Quando eu era pequena, uma barreira atingiu minha casa. Isso fez com que meu pai ficasse acordado durante fortes chuvas para manter a segurança da família. Com o uso dos recursos tecnológicos, podemos dormir mais tranquilos, já que a sirene será acionada quando houver necessidade, alertando todos”, disse.

Já a estudante da Maria Fernanda, 12, que desempenhou o papel de coordenadora de Defesa Civil, resumiu o exercício: “Foi bem interessante. Agora, qualquer pessoa que ouvir a sirene tocar vai saber o que deve ser feito, mas para isso as pessoas  devem participar dos treinamentos”.

Este exercício foi uma prévia para o 7º Exercício Simulado de Mobilização Comunitária para Fortes Chuvas, que será realizado no próximo dia 10 de novembro, às 10h, com o acionamento remoto das 18 torres de sirenes instaladas nas áreas de risco do 1º distrito.

Mais informações sobre esse programa e sobre o Sistema de Alerta e Alarme por Sirene podem ser encontradas no site www.defesacivil.rj.gov.br ou na página da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br), que disponibiliza todos os pontos de apoio para onde os moradores devem se dirigir caso as sirenes sejam acionadas.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

DESCUBRA O PASSADO SOMBRIO DA PEQUENA ÁFRICA, NA REGIÃO PORTUÁRIA DO RIO...

“Pequena África”, o apelido dado pelo sambista Heitor dos Prazeres (1898-1966) à área abrangida pelos bairros Saúde, Gamboa e Santo Cristo, ...