matéria de petrópolis rj

Estudantes petropolitanos prestigiam a mostra final do Programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar na Casa da Educação Barão de Mauá
Repórte
Rubem de Paula

Mais de 90 alunos das escolas municipais Liceu Prefeito Cordolino Ambrósio, Liceu Carlos Chagas, Escola Germano Valente (Comac) e Colégio Estadual Princesa Isabel participaram da mostra final dos programas Elos Formação e Fortalecendo Elos em Petrópolis. O evento contou com a apresentação dos trabalhos que estão sendo formulados há um ano, desde a implantação do programa nas escolas, e de uma animada apresentação teatral.
A ação é resultado de uma parceria do Programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania com a Superintendência de Educação Ambiental, Secretaria de Estado do Ambiente, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Educação. Também participaram do encontro a coordenadora pedagógica do Programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Elos da Cidadania, Marilene Cadei, a subsecretária do Ensino Fundamental, Vívian Portilho e professores da rede municipal de ensino.
“Esse projeto do Elos já atua em várias cidades do Estado, desde Varre e Sai até Itatiaia porque entendemos que as escolas são o lugar onde os alunos se transformam em personagem principal da sua comunidade e, dessa forma, fazem a diferença no que diz respeito à conscientização ambiental. Esse programa ensina que temos a obrigação de aprender a proteger a cultura e a história de cada comunidade, através da proteção ao nosso grande bioma que é a Mata Atlântica. Todos os petropolitanos são privilegiados porque, em grande parte da cidade, a vista das janelas é da natureza e, isso, é melhor do que a visão de uma obra de Picasso. O resgate dos valores de uma comunidade é, na maioria das vezes, muito mais gratificante do que uma obra física. Quando um estudante desperta para a importância da reciclagem de jogar o lixo no lixo, ele vira um disseminador de informações e pode ser um agente de transformação importante para o meio em que vive”, disse Marilene Cadei.
No encontro, as escolas apresentaram vídeos sobre os temas do programa Elos trabalhados em sala de aula, como a preservação ambiental, coleta e reciclagem de lixo, cartazes confeccionados para a Rio + 20, mostras com presentes feitos através de materiais reciclados, oficinas e discussões em grupos.
“A partir dessa parceria concretizamos que as informações acadêmicas podem e devem ser levadas para as salas de aula para que sejam trabalhados com os alunos de forma lúdica e criativa. Isso é a construção do conhecimento que os jovens levarão para o resto da vida. Esperamos que esse programa tenha continuidade, sempre respeitando os contextos que norteiam a importância da preservação do meio ambiente”, afirmou a subsecretária do Ensino Fundamental.
Para a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Claudia Couto, que viabilizou a vinda do projeto para Petrópolis, desde a implantação, o programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Elos da Cidadania mudou não só a conscientização dos alunos, mas, também a dos professores e gestores das unidades escolares.
“As escolas se mobilizaram como um todo para que o programa tocasse os alunos. Na Comac, por exemplo, os alunos fizeram, inclusive, uma mostra cultural sobre a sustentabilidade. A relação entre os estudantes mudou porque eles perceberam a importância da unidade e da preservação do meio ambiente. Eles ficaram mais sensíveis a essas questões o que melhorou no rendimento escolar de cada um. Além disso, os professores aprenderam a trabalhar esses temas imprescindíveis de forma diferenciada”, apontou Claudia.
Durante o evento foi lançada a Campanha “Abrace essas Dez! Todos pela defesa das espécies ameaçadas de extinção”. Fotos explicativas de animais raros foram espalhadas nos jardins da Casa da Educação Barão de Mauá com o objetivo de despertar a atenção dos petropolitanos para as espécies ameaçadas.

“Somos o povo da Mata Atlântica e temos que respeitar a nossa natureza que é considerada o ecossistema mais diversificado do planeta. Espero que esses jovens multipliquem essa conscientização nessa cidade linda”, declarou Marilene Cadei.
jornalista. rubenn dean 
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

DESCUBRA O PASSADO SOMBRIO DA PEQUENA ÁFRICA, NA REGIÃO PORTUÁRIA DO RIO...

“Pequena África”, o apelido dado pelo sambista Heitor dos Prazeres (1898-1966) à área abrangida pelos bairros Saúde, Gamboa e Santo Cristo, ...