Habitação amplia leque de ações em prol da qualidade de vida

REPÓRTER
RUBEM DE PAULA 


Habitação amplia leque de ações em prol da qualidade de vida
Entrega de títulos de propriedade, reforma de unidades e infraestrutura foram os destaques

A atuação da Secretaria de Habitação em 2012 foi muito além da construção de novas unidades. Reforma de conjuntos habitacionais, investimento em infraestrutura e saneamento básico, regularização fundiária, entrega de títulos de propriedade e até doação de maquinários estiveram entre as ações. Após a reestruturação do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), o secretário Rafael Picciani destaca a importância da legalização de terrenos e a entrega de títulos de propriedade a 10 mil famílias que vivem em comunidades em áreas urbanas, rurais e quilombolas.

– Só este ano, entregamos 10 mil, o que supera a quantidade realizada entre 1990 e 2006. Acabamos com o conceito de cidade partida entre formal e informal – disse Picciani.

Moradora do Morro da Baiana há 15 anos, a dona de casa Maria Jurandir da Silva, de 56 anos, recebeu em setembro o documento de regularização da posse de sua residência.

– Já coloquei a casa no nome da minha filha. Estou muito feliz porque ninguém nos tira daqui – afirmou Jurandir.
Através do programa Nossa Terra, o instituto também regularizou 22 assentamentos rurais e investiu em geração de renda com sustentabilidade. Os pequenos agricultores receberam maquinário e insumos para aumentar a produção e ficar livres de atravessadores.

– Antes, eu produzia 40 litros de leite por dia. Com adubo e pastagem melhor, retiro 64 litros – disse o produtor Sérgio Couto, morador do município de Barra do Piraí, no Sul Fluminense.

 Novos edifícios foram erguidos

Por meio da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), a secretaria investiu cerca de R$ 60 milhões na reforma de conjuntos. Atualmente, 28 condomínios no estado passam por recuperação estrutural, reconstrução de telhados, impermeabilização de caixas d’água, rede de esgoto e pintura.

De acordo com Rafael Picciani, outros 20 já foram licitados ou estão em fase de concessão para início das obras no primeiro semestre de 2013.

– Estamos resgatando a falta de cuidado dos últimos 40 anos. Além da restauração, temos cuidado de investir na área de lazer e orientar moradores sobre gestão condominial – explicou o secretário.
Imóveis ociosos são revitalizados

Os imóveis ociosos pertencentes ao Estado na região Central do Rio vão ser reformados e destinados a moradia popular. Dos 186 identificados com perfil habitacional, cinco já estão sendo licitados.

– Parte desses prédios são tombados e todos os critérios de preservação devem
ser cumpridos – afirmou Picciani.

No que diz respeito à construção de novas moradias intermediadas pela secretaria, são 11.104 mil unidades em fase de aprovação pela Caixa Econômica Federal e 3.254 sendo erguidas em áreas cedidas pelo Estado, como a do antigo presídio Frei Caneca, no Estácio.

– Habitação não é só teto, é qualidade de vida – disse Picciani, em referência às diferentes frentes de atuação da secretaria.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
eddie rubenn dean murphy



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!