Mutirão de testagem rápida de Aids na Cinelândia faz 262 exames no primeiro dia

Mutirão de testagem rápida de Aids na Cinelândia faz 262 exames no primeiro dia
Ação da Secretaria de Estado de Saúde continua nesta sexta-feira

O mutirão de testagem rápida de Aids, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou 262 exames nesta quinta-feira, dia 6 de dezembro. A ação continua nesta sexta-feira, das 9h às 17h, na Cinelândia, no Centro do Rio. O teste é gratuito e o resultado sai na hora. O objetivo é estimular o diagnóstico e tratamento precoce da Aids. Este é o foco da edição 2012 da campanha Fique Sabendo, realizada anualmente pelo Ministério da Saúde (MS) para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro. De acordo com dados do MS, existem cerca de 530 mil pessoas convivendo com o vírus do HIV hoje no Brasil.
- Escolhemos um lugar de grande circulação porque queremos que a população perceba que a Aids está presente em todas as camadas da sociedade. Queremos estimular o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento precoce como um caminho para se evitar as formas graves da doença, além de conscientizar sobre a importância de manter os cuidados preventivos como o uso de preservativo e agulhas descartáveis – explica o superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES, Alexandre Chieppe.
As amigas portuguesas Madalena Viegas, 21 anos, e Francisca Siqueira, 20 anos, estão há um mês no Brasil e souberam da possibilidade de se fazer o teste rápido de Aids quando passavam pela Cinelândia. 
- Quisemos fazer o teste porque é importante sempre estarmos atentas à saúde e o teste é rápido e gratuito –, explica Madalena.
O músico José Soares, 40 anos, soube pela imprensa da ação da SES e resolveu fazer o exame.
- Já fiz testes de Aids outras vezes e acho importante que todas as pessoas também façam. Além do exame, recebemos informações sobre a doença e os cuidados preventivos –, afirma José.
Testagem rápida – A realização do teste rápido demora cerca de 30 minutos. Primeiro, a pessoa passa por uma conversa com profissionais de saúde, que informam sobre o teste e sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, é realizada coleta de material para a realização do exame. Quando o resultado é positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado. Todo o procedimento é realizado por profissionais de saúde sob coordenação da Gerência de DST / Aids, Sangue e Hemoderivados da SES.
Números no estado – Entre 1982 e 2012, foram notificados 90.461 casos de Aids no estado. Em 2011, o estado do Rio de Janeiro apresentou taxa de 32 casos por 100.000 habitantes.
Entre os anos de 1984 e 2006, a mortalidade por Aids apresentou tendência de queda, saindo de 11,4 óbitos por 100 mil habitantes para 9,9 óbitos por 100 mil habitantes. A partir de 2007 houve ligeira tendência de aumento, chegando a 10 óbitos por 100 mil habitantes naquele ano. Em 2009 foram registrados 11 óbitos por 100 mil habitantes. 

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!