Minas defende PPPs para aumentar eficiência da gestão pública

Minas defende PPPs para aumentar eficiência da gestão pública


As Parcerias Publico Privadas (PPPs) aumentam a eficiência dos Estados e atraem investimentos da iniciativa privada para as obras públicas, conforme mostram os primeiros resultados do novo modelo de gestão adotado pelos governos de Minas Gerais e Pernambuco, que têm contribuído para modernizar os setores antes considerados ineficientes. Durante o Forum Consad & Conseplan, que se realiza em Belo Horizonte, o gerente executivo da Unidade Central de PPP de Minas Gerais, Marcos Siqueira Moraes, explicou os projetos que estão sendo implantados em seu Estado com a parceria da iniciativa privada. Ele também citou que vários Estados estão avançando em suas legislações para também adotarem PPPs.

Segundo Moraes, no momento, existem 24 projetos sendo implantados em todo o Brasil no regime PPP. Em Minas, 30% das atuais obras publicas estão sendo feitas pelo processo de Parceria Público Privada. Ele destacou a importância dessa nova forma de realizar obras, mas enfatizou a necessidade de o governo ter total controle sobre os contratos e os cuidados que devem ser tomados.

Os contratos a serem firmados com as empresas devem ter a flexibilidade do setor privado, o controle do órgão público e os riscos devem ser corretamente alocados. Em Minas Gerais, atualmente, R$ 10 bilhões estão sendo investidos pela iniciativa privada, dos quais R$ 2,2 bilhões foram captados este ano.

Segundo ele, a experiência mineira mostra como a associação entre o Estado e a iniciativa privada pode contribuir para uma boa prestação de serviços pelos governos à sociedade. De acordo com Siqueira, “mais do que prover soluções para os problemas de infraestrutura do país, as PPPs possuem o papel relevante de promover a modernização e o aumento da eficiência da gestão pública”.

A Lei Estadual nº 14.868/2003, aprovada em Minas, foi o primeiro instrumento dessa natureza no Brasil. Em 2006, o Governo de Minas licitou a PPP da MG-050, a primeira de Minas e do setor rodoviário no país. Dentre os projetos já implantados no Estado estão as PPPs do complexo penitenciário, do Mineirão e de Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

O gerente-executivo destacou a PPP do Complexo Penitenciário, que deve ser inaugurado até o fim do ano. “O projeto de engenharia, desenhado pelo parceiro privado, trouxe inovações como celas maiores e sem grades nas janelas, o que implica em maior satisfação dos detentos e, com isso, chances menores de futuras fugas”, afirmou. O projeto de engenharia permite também que seja necessário apenas um agente penitenciário para cada seis ou sete detentos. Atualmente, a proporção é de um agente para cada três presos.

Para exemplificar a necessidade de contratos que assegurem o controle governamental, Siqueira citou a PPP do Mineirão, cujo contrato permitirá ao Governo de Minas gerenciar o tipo de atividades que poderá ser realizada no estádio.

No caso da transferência de riscos para o empreendedor, Siqueira citou a experiência das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), grandes centros de prestação de serviços públicos gerenciados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), cujos parceiros da iniciativa privada assumem o risco da construção do equipamento, da demanda e do gerenciamento da unidade.

No caso das UAIs, já se verificou uma redução de cerca de 30% dos custos operacionais e um aumento no índice de satisfação dos usuários. Atualmente, seis UAIs funcionam em formato de PPP e a iniciativa será ampliada para as demais unidades.

Para garantir bons resultados por meio das PPPs, Marcos Siqueira destacou a necessidade de se desenvolver capacidades dentro do governo. “Nesse sentido, o governo de Minas trabalha com planejamento, com o controle e a coordenação dos projetos, com a difusão de procedimentos e com a gestão do conhecimento”, afirmou.


jornalista
rubem de paula
tel.021.9337.4123
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...