GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista /apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy


Maracanã terá tecnologia para utilizar energia solar

Painéis vão produzir o equivalente ao consumo de mais de 200 residências


O Maracanã será um estádio sustentável, a conclusão da reforma que prepara a arena para a Copa de 2014. A grande novidade será a utilização de energia solar, através de uma parceria entre a Light, a EDF – Electricité de France e o Governo do Estado. A cooperação resultou no desenvolvimento de estudos para a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura do Maracanã, transformando energia solar em energia elétrica.

 A tecnologia permitirá que sejam gerados cerca de 400 KWp em energia limpa, o que representa o consumo de 200 residências.  Para isso, o investimento é de R$ 6 milhões, e o capital será 100% privado.

– A Light assumirá o investimento para implantação e manutenção destas placas fotovoltaicas e, após a amortização do investimento que será feito por meio da venda da energia gerada, a usina será transferida para o Estado, que poderá optar por continuar vendendo esta energia ao mercado ou utilizá-la em imóveis estaduais – disse o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner.

Inovações para se tornar referência mundial

Os benefícios do uso de energia solar no Maracanã devem ser expandidos para outras instalações do complexo. Após a implantação da usina no estádio, a ideia é avaliar a integração fotovoltaica em outras instalações, transformando a região num grande complexo solar.

– Visitei estádios de Varsóvia, Kiev e Amsterdã para conhecer os equipamentos de alta tecnologia dessas arenas de futebol. Concluí que nosso estádio tem tudo para se tornar o mais moderno do mundo – disse o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Júnior.

Alto desempenho ambiental e energético

O projeto do novo Maracanã seguirá o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) – certificado que significa liderança em energia e design ambiental –, do Green Building Council Brasil, concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético.

O estádio terá um sistema de captação de água de chuva, o que diminuirá em 50% o consumo para irrigação do gramado. A meta é reduzir o uso de água no estádio em 30%.

O Maracanã receberá ainda um moderno sistema de iluminação com lâmpadas de led. Escadas e elevadores inteligentes, além de equipamentos econômicos de ar-condicionado também estão na lista para a modernização do estádio.


Projeto prevê a criação de complexo solar, com integração fotovoltaica em outras instalações

1 – Maracanã
2 – Maracanãzinho
3 – Parque Aquático Júlio de Lamare 
4 – Estádio de Atletismo Célio de Barros 
5 – Uerj
6 – Cefet